Guaratinga inicia vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários
Adinalva Rodrigues, de 55 anos, foi a primeira moradora da cidade a ser imunizada contra a Covid-19.

Ascom – Prefeitura de Guaratinga - 20/01/2021 - 16:31
Link

A técnica em enfermagem Adinalva Rodrigues, de 55 anos, entrou para a história da cidade de Guaratinga como a primeira moradora da cidade a ser imunizada contra a Covid-19. Ela recebeu a dose da CoronaVac em uma cerimônia simbólica de lançamento do Plano Municipal de Vacinação na sede da secretaria de saúde, na manhã desta quarta-feira (20).

“É um momento de muita satisfação. Agradeço aos meus colegas guerreiros que estão trabalhando desde o início da pandemia. Houve momentos em que nós profissionais da saúde ficamos com medo, mas tivemos que ter força e nos consolar para encarar essa doença que até então era desconhecida”, disse a técnica.

Guaratinga inicia vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários. (Foto: Divulgação/Ascom)A segunda pessoa a ser vacinada foi o idoso de 89 anos Acedino Moreira Pacheco. A solenidade contou com a presença da prefeita Marlene Dantas, do secretário de Saúde Rafael Gobira e equipes de saúde. 

“Muitos acharam que a vacina demoraria para chegar em Guaratinga, mas os órgãos de saúde montaram uma força tarefa para que ela chegasse o mais rápido até aqui. Esse ato simboliza a aposta de toda a população em pôr fim a essa pandemia”, comemorou a prefeita.

A vacinação começou apenas algumas horas depois da chegada do primeiro lote com 100 doses no município. “Estamos trabalhando desde a semana passada na elaboração do plano municipal de vacinação e ontem com a chegada do primeiro lote pudemos concluir. Vamos trabalhar seguindo etapas de grupos prioritários. Essa ordem será executada de acordo com a chegada e a quantidade de cada remessa de vacina recebida”, contou o secretário de saúde Rafael Gobira.

Os grupos prioritários do município são: trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos (fase 1); idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação (fase 2); pessoas com comorbidades (fase 3); e pessoas em situação de rua, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (fase 4). A 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) irá escoltar a equipe de profissionais da saúde que estarão em campo realizando as vacinações.

MAIS NOTÍCIAS