Um drone à disposição da Justiça Eleitoral permitiu que as eleições 2018, que aconteceram neste domingo (07), fossem fiscalizadas na sede de Itabela e distritos de Monte Pascoal e São João do Monte (Montinho). O equipamento sobrevoou os locais de votação com o objetivo de intimidar práticas ilícitas durante o período de votação.
O juiz da 189ª zona eleitoral, Heitor Awi, explicou que a utilização do drone foi uma prática bem-sucedida. “Só o fato de o drone sobrevoar determinados locais já intimida práticas ilícitas, pois as pessoas ficam com receio, já que tudo fica gravado e registrado, então é fácil de comprovar qualquer prática indevida por eleitores, candidatos e cabos eleitorais”.
Awi destacou ainda que nas próximas eleições pretende utilizar um número maior do veículo aéreo. “Esse emprego de tecnologia possibilitou a repressão de bocas de urnas e foi o ponto de partida para caminharmos em busca de mais transparência ao processo eleitoral e será interessante aprimorarmos esse trabalho, colocando mais drones à disposição da Justiça Eleitoral nas próximas eleições de 2020”.
O juiz aproveitou a oportunidade para agradeceu ao responsável por comandar o drone. “Agradeço ao diretor da Start Comunicação, Alex Barbosa, por ter cedido seu instrumento de trabalho e tempo para ajudar a Justiça Eleitoral”.