João Pereira: Conheça história do fundador e sua contribuição para Itabela
Filho relembrou a trajetória do pai que foi responsável pelo desenvolvimento da cidade

Marina Caldeira/BAHIA DIA A DIA - 14/06/2017 - 19:25
Link

Dino Pereira, relata de forma saudosa, a trajetória do seu pai João Pereira. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

No dia do aniversário de 28 anos de emancipação política de Itabela, nesta quarta-feira (14), é impossível não lembrar daquele foi o principal propulsor da cidade. Bernardino Carmo de Souza (Dino Pereira) relatou ao BAHIA DIA A DIA, de forma saudosa, a trajetória do seu pai João Pereira, que é considerado fundador e o principal contribuinte para o desenvolvimento de Itabela.

Na década de 30, fugindo da seca que atingia o sertão, João Pereira, ainda criança, e sua família saíram de Inhambupe, no norte da Bahia, atraídos pela “febre do cacau”, no extremo sul do estado. Cerca de dez anos trabalhando na região, a família Pereira adquiriu uma fazenda nas terras que futuramente dariam lugar a Itabela e construiu uma casa, que atualmente está localizada na Rua Água Branca, no centro da cidade.

João Pereira, que é considerado fundador e o principal contribuinte para o desenvolvimento de Itabela.Solidário, João Pereira incentivou o povoamento da localidade. Ele doou 90% das suas terras para que pessoas construíssem casas e comércios. Assistiu a cidade crescer, principalmente com a construção da BR-101, que impulsionou a vinda de migrantes, principalmente capixabas. “Ele tinha o sonho de ver a cidade grande e desenvolvida. Vivia para servir as pessoas e não pleiteava riqueza”, relembrou Dino Pereira.

Casado com Maria d’Ajuda Bonfim desde a década de 50, teve sete filhos biológicos e um adotivo. “Ele era calmo, comunicativo, só conhecia o bem, não sabia o que era maldade” ressaltou o filho,

João Pereira ainda teve papel importante também na carreira política. Foi eleito vereador em 1974 e participou ativamente da emancipação de Itabela, em 1989. ”Ele foi o motor de propulsão da cidade. Participou da fundação, condução e emancipação”, avaliou o Dino Pereira.

O fundador de Itabela morreu aos 76 anos de acidente vascular cerebral (AVC), em 2001. Nessa época, um dos seus filhos, Bernardino Carmo de Souza (Dino Pereira) era prefeito da cidade.

Como forma de reconhecimento à contribuição deixada por João Pereira, uma rua no centro da cidade foi batizada com seu nome e o bairro Pereirão faz referência ao fundador da cidade.

“Sou suspeito para falar, mas é gratificante saber que ele colaborou bastante para o crescimento de Itabela e fez parte dessa história”, finalizou Dino Pereira.

MAIS NOTÍCIAS