Vereadores do Extremo Sul se reúnem em Alcobaça em busca de fortalecer vínculos com o governo do Estado

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 28/01/2024 - 00:15
Link

No intuito de encontrar soluções para as demandas de seus municípios, vereadores das cidades do extremo sul da Bahia se reuniram na manhã deste sábado, dia 27, na cidade de Alcobaça. O objetivo do encontro foi formar uma frente parlamentar representativa da região, buscando estabelecer parcerias com o Governo do Estado para impulsionar melhorias locais.

Diversos representantes legislativos estiveram presentes, incluindo Lukinho, presidente da Câmara de Itabela, juntamente com Eronildo Divino e Felipe Maciel. De Alcobaça, marcaram presença Izenil Miranda, Erico e Benedito Santos (Pipi), enquanto Marcelo e Aleandro representaram Caravelas, e Coutinho e Luciano vieram de Teixeira de Freitas.

Os temas em pauta giraram em torno de questões cruciais para o desenvolvimento das cidades, com destaque para segurança pública, saúde e infraestrutura. Estes assuntos foram os principais focos de debate entre os parlamentares, que também buscaram fortalecer a representatividade da classe de vereadores, muitas vezes considerada invisível pelos órgãos regionais do governo estadual.

Alcobaça recebe encontro de vereadores do extremo sul em busca de parcerias com o governo do Estado. (Beto Muniz/Giro Bahia)

Lukinho Eugenio, presidente da Câmara de Itabela, enfatizou a importância da união dos vereadores em busca de melhorias para suas comunidades, destacando que juntos têm mais força para pleitear recursos e projetos junto ao governo estadual.

Além dos vereadores, a reunião contou com a participação de importantes figuras como o contador e empresário Adilton Eugênio, com vasta experiência na administração pública e articulação política com deputados e o próprio governo estadual. Também presente estava o Dr. Luciano Neves de Almeida, advogado e consultor jurídico especializado em direito administrativo, que acompanhou a comitiva dos vereadores de Itabela para esclarecer questões jurídicas relacionadas à legalidade da criação da frente parlamentar e à força política de suas decisões.

Lukinho Eugenio, presidente da Câmara de Itabela. (Foto: Beto Muniz/Giro Bahia)

Durante a reunião, diversos temas de grande valor social foram discutidos, culminando na construção de uma pauta participativa a ser apresentada ao Governador Jeronimo. Entre as principais dificuldades destacadas pelos participantes estão a saúde, a segurança pública, o acesso direto dos vereadores ao gabinete do governador e a distribuição de equipamentos públicos aos municípios por meio da criação de um consórcio de vereadores.

Um dos pontos críticos apontados foi a dependência dos vereadores em relação aos prefeitos e deputados para o direcionamento de emendas parlamentares e equipamentos públicos, deixando-os em uma posição desfavorável para atender às demandas da população. Destacou-se a necessidade de uma mudança nessa dinâmica de distribuição e atendimento de demandas, reconhecendo o papel central dos vereadores na identificação das necessidades locais.

Dr. Luciano Neves de Almeida, advogado e consultor jurídico especializado em direito administrativo. (Foto: Beto Muniz/Giro Bahia)

Ao final dos debates, ficou evidente a urgência de estabelecer um relacionamento direto entre o Governo do Estado e os parlamentares, bem como a importância da criação de uma frente parlamentar unificada para facilitar o processo de solicitações e cobranças formais, fortalecendo o apoio mútuo entre os vereadores e o governo.

Os vereadores planejam realizar mais duas reuniões para consolidar um bloco representativo e, posteriormente, agendar uma audiência com o governador do estado para apresentar e debater suas demandas, buscando assim avanços significativos para suas comunidades no extremo sul baiano.

MAIS NOTÍCIAS