Governador manifesta apoio a prefeitos baianos na paralização no dia 30 por compensação de FPM
Os gestores ameaçam parar no dia 30 reivindicando do Governo Federal compensação pela queda do FPM.

BAHIA.BA - 25/08/2023 - 12:33
Link

Ao lado do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não hesitou manifestar apoio aos prefeitos por compensação nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os gestores ameaçam parar no dia 30 reivindicando do Governo Federal compensação pela queda do FPM.

“Trata-se de um aceno ao governo Lula e, não uma paralisação. É importante os prefeitos acenarem para isso. Afinal, existem responsabilidade que sabemos que eles têm, como o pagamento do piso da enfermagem e dos professores. E nem sempre a arrecadação e a receita acompanham”, disse.

O governador reforçou ainda, foram seis anos sem esse diálogo que, conforme ele, agora ‘acaba caindo no cômodo presidente eleito’.

“Nessa hora vale o aceno ao governo federal, ao presidente Lula, aos ministros, que precisam se debruçar sobre o tema e a União é o ente federativo mais forte. Reconheço que tivemos aí seis anos sem esse diálogo e agora acaba caindo no colo do presidente que elegemos”, concluiu o governador, na noite desta quinta-feira (24).

Na Bahia, um áudio vazado do prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, proferindo críticas contundentes ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em virtude da redução das receitas federais e da ausência de apoio aos municípios, desencadeou uma ampla repercussão em âmbito nacional. Como consequência desse incidente, deflagrou-se uma mobilização entre prefeitos de todo o Brasil em protesto contra a diminuição das receitas.

MAIS NOTÍCIAS