"Está acabando com os prefeitos": prefeito de Itabela faz críticas ao governo federal em áudio vazado
O prefeito expressou sua preocupação com a queda das receitas federais e a falta de apoio aos municípios.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 03/08/2023 - 20:33
Link

Em um áudio vazado em um grupo de Whatsapp da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, fez duras críticas ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O prefeito expressou sua preocupação com a queda das receitas federais e a falta de apoio aos municípios, o que tem impactado negativamente a gestão e os serviços públicos em sua cidade.

No áudio, Francisqueto aborda a redução das receitas provenientes do governo federal e ressalta que as verbas destinadas aos municípios estão sendo cortadas. Ele enfatiza sua insatisfação com a situação e menciona que não tem nada contra o governo Gerônimo, ao qual ele pertence politicamente, mas está desapontado com o governo Lula, que considera estar deixando a desejar.

O prefeito destaca que essa situação tem gerado problemas na área da educação, como a não resolução do reajuste do Piso Nacional dos professores, levando a greves e instabilidade no setor educacional. Além disso, menciona que os Royalties também sofreram uma queda significativa, assim como o PFM (Fundo de Participação dos Municípios), o que tem afetado negativamente as finanças locais.

"É preciso cobrar e reivindicar para que a situação seja revertida. Precisamos utilizar linguagem acessível à população para que todos compreendam a gravidade da situação e, assim, aumentar a pressão por mudanças. O governo Lula, no âmbito federal, está cortando tudo, e o povo vai entender. Esse governo não está bem."

Embora o prefeito Luciano Francisqueto faça parte da base do governo de Gerônimo na Bahia, ele destaca que isso não o impede de fazer críticas contundentes ao governo federal, enfatizando que é necessário apoiar os municípios e não os deixar à própria sorte.

As declarações do prefeito tiveram uma repercussão positiva entre os outros prefeitos do grupo da UPB, que demonstraram total apoio às suas preocupações e à necessidade de buscar soluções para os problemas enfrentados pelos municípios.

O debate sobre a distribuição de recursos e a atuação do governo federal torna-se ainda mais relevante diante das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais na busca por melhorias para suas comunidades.

MAIS NOTÍCIAS