Após a coluna do jornalista Guilherme Amado informar, na noite desta segunda-feira (3), que o presidente do PDT, Carlos Lupi, vai defender na reunião com a Executiva Nacional, nesta terça (4), que o partido apoie Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), é esperado que Ciro Gomes (PDT) acompanhe a posição da sua sigla.
Ao fim do primeiro turno, no domingo à noite, Ciro pediu um tempo para anunciar sua decisão. Nesta segunda, porém, Lupi teve uma conversa com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e sugeriu que o partido dos vermelhos incorpore três propostas de Ciro no plano de governo de Lula, para que o apoio seja confirmado.
As propostas são o programa de zerar dívidas do SPC; o plano de renda mínima, proposto, inicialmente, por Suplicy; o projeto Educação em Tempo Integral.
Ciro ficou em quarto lugar na disputa ao Palácio do Planalto, com apenas 3% dos votos. O pedetista ficou atrás do ex-presidente Lula, Bolsonaro e a estreante Simone Tebet, do MDB. Com informações do Bahia.ba