Câmara de Itabela institui o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
O Ato do Presidente N.º 03, foi publicado no mesmo dia no Diário Oficial da Casa Legislativa.

Ascom / Câmara de Itabela - 09/08/2021 - 18:39
Link

Na última quinta-feira (05/08) pela manhã, em reunião interna, foi instituído o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabela. O Ato do Presidente N.º 03, foi publicado no mesmo dia no Diário Oficial da Casa Legislativa.
 
“O Conselho de ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabela é o órgão responsável  pela recepção e processamento de reclamações ou denúncias sobre desvios de conduta e quebra de decoro parlamentar, cometidos por vereadores ou servidores do Poder Legislativo”, art. 5º da Resolução n.º 01, de 05 de julho de 2021.
 
Os membros do Conselho é de escolha do Presidente da Câmara respeitando a proporcionalidade partidária, no entanto, o Presidente Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé, PP) permitiu que cada bancada partidária escolhesse o nome para fazer parte do referido conselho.

Presidente da Câmara, Tio Pedro Dapé, ao lado da vereadora Professora Vânia, presidente do conselho de ética e da vereadora Simone Sossai, corregedora do conselho de ética. (Foto: Divulgação)
 
Após as indicações, os membros votaram para eleger presidente e secretário, que na ocasião, por unanimidade, a vereadora Maria Vania Costa Santana (PL) foi escolhida para presidente, e o vereador Ademir Ribeiro (Dida, PSB) ficou como secretário.
 
De escolha do Presidente da Casa, a vereadora Simone Sossai desempenhará o cargo de corregedora.
 
Além dos vereadores que assumiram cargos específicos no Conselho, também fazem parte na condição de membros Alex Alves Vieira (Alex da Pax, Republicanos) e Vagner Martins dos Santos (Vaguinho do Esporte, PROS).
 
O Código de Ética e Decoro Parlamentar foi instituído no dia 05 de julho de 2021, com a publicação no Diário Oficial da Resolução N.º 01/2021, que traz em seu corpo disposições dos deveres fundamentais dos vereadores , infrações ético-disciplinares e suas penalidades que vão de censura pública a perda de mandato.   
 
Abaixo segue links das publicações mencionadas:
 
1 - Resolução N.º 01, de 05 de Julho de 2021 - Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabela. (Clique Aqui)
 
2 - Ato do Presidente N.º 03, de 05 de agosto de 2021 - Institui o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabela . (Clique Aqui)

MAIS NOTÍCIAS