A 7ª Companhia independente de polícia militar da Bahia (CIPM) divulgou na manhã desta quinta-feira (09), os dados de produtividade operacional do ano de 2019. As cidades da região apresentaram redução nos homicídios, dados apresentados pelo Major Vagner Ribeiro, comandante da companhia.
Na cidade de Eunápolis, a redução de mortes violentas foi de 43%. Em Itapebi menos 66%. Guaratinga reduziu em 12% os homicídios. E Itabela em menos 31%.
Além dos dados relacionados aos assassinatos, a 7ª CIPM também divulgou os números de flagrantes, apreensões de drogas e armas e recuperações de veículos:
· 47 armas de fogo apreendidas
· 124 prisões em flagrante
· 174 apreensões de drogas
· 50 veículos recuperados
PORTO SEGURO
O indicador de homicídio na Cidade de Porto Seguro atingiu seu menor patamar em treze anos. De acordo com informação revelada pelo 8°BPM, a taxa de homicídios do ano de 2019 foi de 29,5.
Os dados divulgados, apesar de estarem ainda tecnicamente longe do ideal, apontam para uma redução sistêmica nos últimos anos do número de homicídios na cidade (que já havia alcançado uma marca expressiva no ano passado), isso após atingir um patamar histórico de 100 mortes para cada 100 mil habitantes no ano de 2010.
A taxa de homicídios é o quociente obtido pela divisão entre número de crimes e a população local. No caso de Porto Seguro foi levado em consideração apenas os moradores, conforme base de indicadores do IBGE, sendo descontado o enorme fluxo turístico que visita à cidade todos os meses do ano.