Incêndio em Porto Seguro destrói quase 200 hectares no Parque Nacional do Monte Pascoal

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 20/11/2023 - 09:28
Link

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma extensa área preservada de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, que fica em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Não há registro de feridos, porém, o fogo destruiu o equivalente a 170 campos de futebol e continua avançando. 

O local abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, o que faz dele um marco para o país. Ainda hoje, é o primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, além de fazer parte do Patrimônio Mundial Natural, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Criado em 29 de novembro de 1961, o equipamento tem mais 22 mil metros hectares e abriga, além de grande diversidade de plantas e animais, além de algumas comunidades indígenas, entre elas a Aldeia Boca da Mata, onde as chamas começaram.

O problema surgiu no início de novembro, por suposta ação humana - não há perícia que aponte a situação, nem pistas do suspeito de atear fogo. Na última terça-feira (14), apesar dos esforços de 80 pessoas, entre voluntários e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as queimadas na área ganharam maior proporção.

Segundo o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militares, major Antônio Ribeiro, a unidade tem recebido entre 5 e 8 solicitações por dia, referentes a incêndios florestais em municípios da região, como Eunápolis e Guaratinga

As altas temperaturas e o clima seco que atingem a Costa do Descobrimento, onde ficam essas cidades, contribuem para a rápida propagação das chamas, juntamente com as rajadas de vento.

Fonte: G1 Bahia 

MAIS NOTÍCIAS