´Meus pais foram minha inspiração´ diz jovem Itabelense aprovada no exame da OAB aos 20 anos
Mariana Fernandes Silva passou no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil antes mesmo de concluir a faculdade.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 12/01/2023 - 14:34
Link

Mariana Fernandes, ao lado dos pais, Sueli Nascimento Fernandes e Odair Silva. (Foto: Divulgação)

“Foi um sonho realizado. Estou em êxtase. É gratificante ver essa conquista da minha filha. Eu só consegui cursar uma faculdade com 40 anos de idade”, disse muito emocionada a advogada Sueli Nascimento Fernandes, mãe da jovem Mariana Fernandes Silva.

Mariana foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aos 20 anos de idade e antes mesmo de concluir a faculdade. Ela está no oitavo semestre do curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA.

“Entrei na faculdade com 16 anos e sempre quis cursar Direito. Eu tinha uma influência em casa. Comecei cedo,meio que como uma estagiária da minha mãe”, disse com orgulho a jovem advogada, que também teve no pai, o professor Odair José Pereira da Silva - o Dai, um exemplo da importância de estudar. 

Mariana foi aprovada no exame da OAB aos 20 anos - (Foto: Divulgação)

Sobre o Exame da OAB, Mariana revelou que já tinha acompanhado a mãe, há alguns anos, quando ela se preparou para esta prova. “Sabia que era um desafio e foquei nos estudos”, relatou a jovem, que teve que conciliar as provas da faculdade com as provas do Exame da OAB. 

Sueli complementa a fala da filha dizendo que enquanto outros jovens saíram para comemorar as festas de final de ano, Mariana ficou em casa focada nos estudos. “Ela foi recompensada pelo esforço. Estou muito orgulhosa”, completou a mãe. 

Além de todo o nervosismo natural ao realizar uma prova importante como a da OAB, a jovem Mariana conta que a pressão aumentou quando surgiu a suspeita de fraude no concurso, justamente na área que ela havia escolhido, Direito do Trabalho. “Já é desgastante ter que se preparar para a prova e pensar que o concurso poderia ter sido anulado e que eu teria que passar por tudo aquilo de novo me assustou, mas graças a Deus as investigações provaram que não havia fraude”, relatou ela.

JÁ SABE EM QUE ÁREA QUER ATUAR  - No final de 2023, Mariana deve concluir o curso de Direito na FACISA. A aprovação no Exame da OAB já lhe garantiu o direito de começar a atuar como advogada imediatamente após a sua formatura. E apesar de ter apenas 20 anos, a jovem Mariana já sabe em que área quer atuar. “Quero atuar na área Civil e Previdenciária, trabalhar com idosos”, revelou com segurança ela.

Segura nas suas escolhas, Mariana passa uma mensagem a todos os jovens. “Eu digo foquem nos estudos porque vale a pena. Não deixem para estudar só na época das provas. Prestem atenção nas aulas porque irá facilitar na hora de nos prepararmos para exames como o da OAB”, sugeriu ela.

Já a mãe de Mariana conclui sua fala dizendo aos jovens que a faculdade é um sonho possível. “Mariana estudou em escola pública, no Maria d’Ajuda e no Estadual, aqui em Itabela. Só tenho a dizer que é um sonho possível para todos e tenho muito a agradecer aos professores destas escolas públicas. Eles ajudaram a realizar este sonho”, concluiu Sueli.

MAIS NOTÍCIAS