A Câmara de Vereadores de Itabela informou durante a última sessão, que vai solicitar à prefeitura a fiscalização da grande quantidade de carros particulares que circulam pela cidade utilizando placas vermelhas, que são exclusivas para táxis, além de pontos de taxistas inativos.
Segundo os vereadores, muitos alvarás foram emitidos por gestores nos últimos anos em favor de pessoas que nunca tiveram a intenção de atuar como taxistas no município. “Vemos muitos profissionais liberais, autônomos e até empresários circulando com veículos de placa vermelha, mas que nunca trabalharam como taxistas”, relatou um vereador.
Conforme a informação, muitas pessoas recorrem a concessão de táxi para comprar um veículo mais barato, aproveitando isenções concedidas por lei aos taxistas, que oferece diminuição no preço do automóvel em até 30 %. "Muitas vezes, a pessoa aproveita essa oportunidade irregular para sonegar impostos na compra de veículos, quase sempre de luxo”, disse outro vereador.
Outra questão levantada pelos vereadores foi a dos pontos de taxistas inativos em vários trechos do município. De acordo com os vereadores, os pontos existem, mas muitos taxistas que deviam trabalhar nos locais delimitados pela prefeitura, não exercem as funções nos locais determinados.
Os vereadores informaram que vão pedir a fiscalização dessas questões a fim de coibir essas ações irregulares.