A prefeitura municipal de Porto Seguro, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, emitiu uma nota de esclarecimento ao Bahia Dia a Dia referente a matéria veiculada com o título “Moradores de rua de Porto Seguro são expulsos da cidade por conta do verão”.
Segue a nota:
Em referência à matéria publicada pelo site www.bahiadiaadia.com.br, no dia 30/12/2015, com o título Moradores de rua de Porto Seguro são expulsos da cidade por conta do verão, a Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social vem a este veículo dizer que são levianas e fantasiosas as informações que acusam a instituição da prática de expulsar pessoas em situação de rua, como relata a matéria.
Informamos que a Prefeitura de Porto Seguro se destaca no estado e é premiada nacionalmente por cuidar com esmero das pessoas vulneráveis e/ou em situação de rua. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social aborda e trata dessas pessoas, ficando ao critério delas a decisão de retornar ao seu lugar de origem e ao seio familiar.
A cidade de Porto Seguro, é importante que se ressalte, é o único município da Costa do Descobrimento a ter a Casa de Acolhimento, que foi uma iniciativa dessa gestão e que sua reportagem pode conferir in loco. Não nos é de princípio tirar proveitos de mídia, mas realizamos a Ceia de Natal Especial para as pessoas em situação de rua, fazemos – continuamente - atendimento médico localizado e trabalho psicológico periódico com os ‘moradores de rua’.
Quando, por ocasião de decisão dessas pessoas, oferecemos passagem gratuita para que retornem para suas famílias, não sem antes receber todo o amparo necessário.
O nosso SUAS, busca diária e incansavelmente resgatar a dignidade dessas pessoas, lhes provendo abrigo, amparo psicológico, emprego e apoio integral para restruturação familiar.
Mais uma vez, nos colocamos à disposição deste veículo e a quaisquer outros que nos procurem para prestar as informações que a população merecer receber com isenção e responsabilidade.