Itabela elege cinco novos conselheiros para o Conselho Tutelar
A votação ocorreu no domingo, dia 1º, com a totalização de 4.137 votos, concluída na madrugada de segunda-feira, dia 2.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 02/10/2023 - 09:43
Link

Itabela realizou a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar que atuarão no quadriênio de 2024 a 2027. A votação ocorreu no domingo, dia 1º, com a totalização de 4.137 votos, concluída na madrugada de segunda-feira, dia 2.

Os eleitos para desempenhar essa importante função foram Arielle Colares, com 609 votos (reeleita); Fábio Neres, com 271 votos; Jarbas da Jaqueira, com 269 votos; Rose Dias, com 259 votos (reeleita); e Arlete da Jaqueira, com 251 votos (reeleita). Além deles, foram classificados como suplentes Sueli Biucher, com 235 votos; Ronan Viana, com 217 votos; Janete do Ouro Verde, com 200 votos; Jule Reis, com 172 votos; e Hélio Brasil, com 157 votos.

A coordenação das eleições foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos à Criança e ao Adolescente (CMDCA/Itabela), com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Gutermberg Pelegrini, presidente do CMDCA, enfatizou a lisura e transparência que marcaram todo o processo eleitoral. "A transparência e integridade foram elementos fundamentais durante todo o processo de eleição. Agradeço a toda a equipe que se empenhou para que tudo saísse conforme o esperado. Parabéns aos novos conselheiros e que possam fazer uma gestão com muito empenho e dedicação", destacou.

Itabela elege cinco novos conselheiros para o Conselho Tutelar. (Foto: Alex Gonçalves)

A apuração dos votos ocorreu no Colégio Municipal Modelo e contou com a presença de representantes do conselho, entidades sociais e imprensa, garantindo a transparência e legitimidade do pleito. Todos os candidatos acompanharam de perto a contagem dos votos.

Arielly Colares, conselheira reeleita com o maior número de votos, expressou sua felicidade em continuar no cargo e agradeceu pelo apoio recebido:
"Estou muito feliz por ter sido reeleita com a maioria dos votos. Isso demonstra a confiança e reconhecimento pelo trabalho que realizei nos últimos quatro anos. Agradeço a todos pelo apoio, à minha família, aos meus amigos e a toda a comunidade".

O prefeito Luciano Francisqueto parabenizou os novos conselheiros e ressaltou a importância de desempenharem suas funções com dedicação e empenho: "Parabenizo os novos conselheiros eleitos, e confio na imponência com a qual desempenharão suas funções na defesa dos direitos das crianças e adolescentes".

Os eleitos terão como missão zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizando a atuação de órgãos e entidades governamentais e não-governamentais, além de atuarem em parceria com a família e a comunidade.

Os futuros conselheiros tutelares cumprirão uma carga horária semanal de 40 horas, disponíveis de segunda a sexta-feira, incluindo fins de semana e feriados. A nomeação e posse dos candidatos eleitos estão agendadas para o dia 10 de janeiro de 2024, onde o prefeito Luciano Francisqueto dará posse aos novos membros.

MAIS NOTÍCIAS