Itabela se destaca como centro agrícola e de negócios no extremo sul da Bahia
Município tem se destacado como um importante centro agrícola e de negócios na região.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 12/07/2023 - 11:57
Link

O município de Itabela, localizada no extremo sul da Bahia, tem se destacado como um importante centro agrícola e de negócios na região. Com uma economia voltada para o agronegócio, a cidade se destaca um dos maiores produtores de Conilon da Bahia, além de possuir potencial nas culturas de mamão e pimenta do reino. Itabela também tem se beneficiado de um comércio forte, praças bem cuidadas, a presença de bancos e a geração de emprego e renda. Além disso, recentes investimentos na exploração de grafita têm impulsionado ainda mais o desenvolvimento da cidade. Nesta reportagem, exploraremos o potencial econômico de Itabela no agronegócio e a diversificação com a exploração de grafita.

Agronegócio em destaque: Itabela é conhecida como o maior produtor de Conilon da Bahia, destacando-se na produção de café robusta. A região oferece condições climáticas e solos favoráveis ao cultivo dessa cultura, impulsionando a economia local. Além disso, a cidade apresenta potencial no cultivo de mamão e pimenta do reino, diversificando a produção agrícola e oferecendo oportunidades adicionais para os agricultores locais.

Comércio vibrante e geração de emprego: Itabela possui um comércio forte, com uma variedade de estabelecimentos que atendem às necessidades da população local e dos visitantes. Essa atividade comercial dinâmica estimula a geração de empregos e contribui para a renda da população. Além disso, o comércio local impulsiona a economia, promovendo o desenvolvimento da cidade.

Infraestrutura e espaços públicos: Itabela tem investido na melhoria de sua infraestrutura, incluindo a manutenção de praças e espaços públicos. Essas áreas oferecem um ambiente agradável para os moradores e visitantes, incentivando o convívio social e o lazer. O cuidado com a infraestrutura e os espaços públicos demonstra o compromisso da cidade em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

Presença de bancos e serviços financeiros: A presença de instituições bancárias e serviços financeiros em Itabela é um importante facilitador para o desenvolvimento econômico. Os bancos oferecem acesso a serviços bancários, linhas de crédito e investimentos, impulsionando negócios locais, apoiando o empreendedorismo e promovendo o crescimento sustentável.

Diversificação com a exploração de grafita: Recentemente, Itabela tem visto investimentos significativos na exploração de grafita, com um investimento de mais de 50 milhões no município na 1ª etapa do projeto. A grafita é um mineral de alto valor comercial, utilizado em diversas indústrias, como a siderúrgica, de baterias e lubrificantes. Essa diversificação econômica traz novas oportunidades de emprego e renda, além de fortalecer a economia local.

Com base nesses potenciais, Itabela se consolida como um importante centro regional, impulsionando o desenvolvimento econômico e proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

MAIS NOTÍCIAS