Francisqueto conquista convênio de reforma do mercado municipal de Itabela
Prefeito esteve em Salvador onde participou da assinatura do convênio para iniciar as obras.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 20/05/2021 - 16:06
Link

A população de Itabela vai contar com um mercado municipal requalificado. O convênio para iniciar a obra de reforma do mercado foi assinado, nesta quarta-feira (19), por representante da Prefeitura de Itabela e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação, será executada via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com recursos da ordem de R$1,7 milhão, sendo R$500 mil de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Carletto.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, reforçou que a agricultura familiar desempenha um importante papel no Sul da Bahia e conta com o trabalho de colaboradores como a Prefeitura de Itabela, que tem buscado melhorar a vida da população e da agricultura familiar do município: “A reforma do mercado é a realização de um sonho dos agricultores familiares e dos feirantes”. O secretário observou ainda que é preciso que as prefeituras favoreçam, com um conjunto de ações, as condições adequadas para que as famílias possam permanecer em suas comunidades, produzindo alimentos, com qualidade de vida.

Itabela vai contar com um mercado municipal totalmente requalificado. (Foto: Divulgação)

Luciano Francisqueto, prefeito de Itabela, falou da importância dessa reforma, que beneficiará toda a população, com um bom espaço e condições adequadas para a comercialização de produtos: “Será uma grande satisfação receber esse mercado, que vai atender nossos agricultores e fortalecer a economia da nossa cidade de Itabela. Itabela é uma cidade agrícola e as 163 famílias de feirantes estão de sorriso largo para receber esse novo mercado”.

Além da reforma do mercado, foram apresentadas durante a reunião outras ações para estimular a agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural do município, a exemplo da elaboração de um plano para fortalecer a agricultura familiar, considerando as principais potencialidades do segmento e identificando sistemas produtivos estratégicos, para gerar renda e garantir a permanência das famílias agricultoras no campo.

Prefeito Luciano Francisqueto, esteve em Salvador onde participou da assinatura do convênio. (Foto: Divulgação)

Em Itabela se destacam culturas como a do mamão, café conilon, maracujá e pimenta, entre outras. A reunião contou com a presença de Neto Carletto, do presidente da Câmara de Itabela, Pedro Dapé e dos vereadores, Pedro Fisioterapeuta, Lukinho, Professor Giancarlos e Vaguinho do Esporte. 

MAIS NOTÍCIAS