Prefeitura abre cadastro para artistas informais e agentes culturais em Itabela
Ação busca criar banco de dados e promover a integração dos artistas locais. 

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 22/07/2020 - 16:53
Link

Artistas informais, produtores musicais, agentes, instituições culturais e demais profissionais da cultura que moram no município de Itabela, podem se inscrever no cadastro municipal de artistas e espaços independentes de arte e cultura. Os cadastros serão realizados no período de 15 dias, no formato online, a partir do preenchimento de um formulário de inscrição. (CLIQUE AQUI).

A ação tem como objetivo implantar um banco de dados de artistas locais, criar indicadores de cultura para compreender as dinâmicas sócio territoriais, econômicas e criativas dos trabalhadores de cultura no campo e na cidade.

De acordo com Ana Kelly Chaves, diretora do departamento de cultura, o banco de dados dará uma maior integração com os agentes de cultura “A intenção é ter o banco de dados de todos esses agentes para fortalecer a participação nas ações culturais, políticas públicas culturais e ações coletivas na arte e cultura do município. Vamos ter uma maior integração e contato com esses profissionais”. 

A Secretaria de Educação, Christiane Coelho, disse ainda que o mapeamento servirá também para ajudar os artistas a conseguirem o benefício emergencial dado pelo Governo Federal.“ A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, depois de ser aprovada pela Câmara Federal e Senado, foi sancionada pelo presidente e agora é aguardado a regulamentação e da liberação dos recursos que vai disponibilizar para artistas o auxílio emergencial de R$ 600,00. Esse mapeamento será uma forma de ajudar os artistas para tirar dúvidas e melhor instruir para garantir os benefícios quem tiver o direito”, disse.

Após ser regulamentada a Lei Federal e liberado os recursos, será feito um novo cadastro para que os profissionais possam fazer o cadastro do auxílio emergencial da cultura.

Mais informações no Instagram da secretaria de educação e do departamento de cultura: @secedicacaoitabela @culturaitabela).

MAIS NOTÍCIAS