Itabela tem 14 dias sem novos casos ; transporte intermunicipal é restabelecido

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 05/05/2020 - 11:18
Link

O governo do estado liberou o transporte intermunicipal em Itabela, por meio de um decreto nesta terça-feira (5). A decisão foi cumprida por causa regra, na qual o município que não apresentar novos casos de covid-19 em um intervalo de 14 dias, poderá reiniciar algumas atividades com todo o cuidado necessário. 

A cidade de Itabela estava na lista dos municípios baianos com a suspensão do transporte rodoviário como medida para retardar a propagação do coronavírus na Bahia. Itabela passou a integrar a lista no dia 19 após um caso confirmado. 

No boletim da secretaria municipal de saúde, Itabela possui 03 casos suspeitos e 14 em monitoramento. O aumento nos casos monitorados se deu após uma dentista que prestava serviços no distrito de São João do Monte testar positivo na cidade de Itamaraju. Como a profissional atendeu nos últimos dias na unidade do distrito de Itabela, todos que tiveram contato com ela entraram em monitoramento. 

AÇÕES DE COMBATE

Desde o início da pandemia no estado, a prefeitura de Itabela vem adotando ações juntamente com a secretaria de saúde e demais secretarias para prevenir e combater o coronavírus no município. As medidas foram reforçadas após o primeiro caso confirmado.

Dentre essas ações houve a interrupção integral e parcial do comercio sendo restabelecido o funcionamento normal, após 15 dias.

A secretaria de saúde implantou a Unidade de Referência para Sintomáticos Respiratórios. (Foto: Divulgação)Para minimizar a propagação do coronavírus, A secretaria de saúde implantou a Unidade de Referência para Sintomáticos Respiratórios. O novo serviço já está em funcionamento na Unidade de Saúde da Família Hidelbrando Bento, no centro da cidade. A unidade contra com equipe da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, prestará atendimento para a população itabelense diariamente, das 8h às 15h. Uma ambulância também fica à disposição para eventuais necessidades.

Além disso, o município adotou ações como a pulverização e desinfecção de vias públicas e a instalação recente de um túnel automatizado de desinfecção contra o novo coronavírus. O equipamento chamado de “Túnel para Vida” foi instalado no centro da cidade próximo à agência da caixa econômica federal, local estratégico com grande circulação de pessoas. Outros pontos da cidade também receberão o equipamento nos próximos dias.

MAIS NOTÍCIAS