MP-BA impugna duas candidaturas a conselheiro tutelar em Itabela
Decisão foi publicada no Diário Oficial do Municipal desta terça-feira (15).

Redação/BAHIA DIA A DIA - 15/10/2019 - 15:15
Link

O conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente - CMDCA de Itabela, acatou o pedido do Ministério Público da Bahia (PM-BA), e excluiu duas candidaturas ao cargo de conselheiro tutelar de Itabela por não preencherem os requisitos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (15).

De acordo com a publicação, Ariele Souza Santos Colares e Rozineia Chiovato Zandominegue (Néia Comério), estão fora do pleito que ocorre neste domingo (20). De acordo com informações, as candidatas ocupam cargo públicos e como requisitos exigido no edital, deveriam ter solicitados os afastamentos dos cargos públicos. "X - Não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na
administração direta e indireta federal, estadual e municipal."

Conforme o Ministério Público, não consta no diário oficial do município o pedido de afastamento de ambas candidatas. O presidente do CMDCA, Edinaldo Porto falou ao BAHIA DIA A DIA que desde o ínicio do pleito tinha notificado as candidatas a pedirem suas exonerações do cargo. 

Em áudio divulgado nas redes sociais a candidata “Néia Comério” disse que foi pega de surpresa “Foi um ato arbitrário e não posso ser prejudicada por uma incompetência da organização. Nós já estamos com advogado para reverter essa decisão” disse trecho do áudio.  

Coincidentemente, as duas candidatas não participaram dos debates e entrevistas promovidos pela imprensa local.

O promotor de Justiça Dr. Dilnalmari Mendondoça Messias está acompanhando todo o processo eleitoral no município. O processo de eleição que ocorreria dia 06 de outubro, foi adiado, após um erro técnico de impressão do número de uma das candidatas na cédula de votação pediu o adiamento da eleição para o dia 20 de outubro. 

Agora, 22 candidatos disputam as 05 vagas e 05 vagas suplentes. A votação acontece no Colégio Municipal Archimedes, e no distrito de Monte Pascoal a votação será no Escola Manoel Ribeiro e em Montinho na Escola Carlos Alberto Parracho das 8h às 17h.

MAIS NOTÍCIAS