Apicultores se reuniram para criar um comitê gestor da Costa do Descobrimento. O grupo busca fortalecer a cadeia produtiva de apicultura na região. Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Porto Seguro terão comitês municipais que serão ligados ao comitê territorial.
Os comitês são formados também por agentes econômicos, poder público e entidades representativas do setor agropecuário. Em Itabela, o grupo é formado pela Associação Apícula de Itabela (APISBELA), grupo ambiental Natureza Bela, conselho de meio ambiente e secretaria de agricultura.
Para o presidente da APISBELA, Claudio Ambrosini, a criação do comitê chega em um momento oportuno. “Haverá a possibilidade de ampliação do fornecimento do mel na merenda escolar e abertura de novos mercados consumidores do produto. Além de cursos de diversificação dos produtos apícolas, inovações tecnológicas, políticas públicas, cooperação e acesso a financiamento”, disse.
Nos próximos meses os comitês realizarão levantamentos para identificar os principais problemas da apicultura na região e assim desenvolver planos de superação.
A criação dos comitês é uma iniciativa do Banco do Nordeste através do programa PRODETER que busca o desenvolvimento municipal e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação das atividades econômicas da região. O banco ainda oferece ao apicultor linhas de crédito de acordo com o perfil de produção.