Guaratinga terá plano municipal de saneamento básico
Prefeita Christine Pinto assinou o termo de compromisso com a FUNASA e o IFBA que garante a elaboração do plano.

Ascom – Prefeitura de Guaratinga - 28/01/2018 - 10:31
Link

A Prefeita de Guaratinga, Christine Pinto (PSD) assinou na última quinta-feira (18), o Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Guaratinga com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O município passa a contar com duas equipes que vai acompanhar os estudos e critérios de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, proporcionando mais qualidade de vida a nossa população.O Plano vai serguir várias etapas ao mesmo tempo. 

Prefeita Christine Pinto assinou o termo de compromisso com a FUNASA e o IFBA que garante a elaboração do plano.(Foto: Divulgação)

“Com o Plano Municipal de Saneamento Básico e a aplicação de forma correta das políticas públicas, vamos num curto espaço de tempo melhorar a qualidade de vida das pessoas desde o consumo de água potável à despoluição dos nossos rios e a destinação adequada dos resíduos, assim estaremos cuidando do maior patrimônio de Guaratinga que é o nosso Povo, desta forma o progresso irá acontecer”. disse o Secretário de Meio Ambiente e Turismo,  Adalberto Oliveira. 

O Plano Municipal de Saneamento Básico está previsto na Lei Federal 11.445 de 05/01/2007 a qual estabelece as diretrizes para o Saneamento Básico, sendo de responsabilidade de todos os municípios do País elaborar seus planos de saneamento básico (PMSB), tendo como um dos seus princípios fundamentais a universalização dos serviços básicos.



A condução do processo na elaboração da política do plano de saneamento básico são os titulares dos serviços, o município representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, tendo a participação de todos que atuam no saneamento e pela população urbana e rural, conforme a lei.

Os municípios terão até 2019 para elaborar este plano, caso não construa o plano municipal de saneamento básico não terá acesso a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

Prefeita Christine Pinto assinou o termo de compromisso com a FUNASA e o IFBA que garante a elaboração do plano.(Foto: Divulgação)

Dos 417 municípios do Estado da Bahia, apenas 50, foram contemplados para execução do plano graças ao empenho e comprometimento da Prefeita Dra. Christine Pinto e da força política do PSD na Bahia.

MAIS NOTÍCIAS