Fenômeno "Maré Vermelha" pode ter intoxicado mais de 150 pessoas em Porto Seguro

G1/BA - 29/03/2016 - 22:32
Link

Um fenômeno conhecido como maré vermelha, que se caracteriza pelo excesso de algas no mar, pode ter sido responsável por 126 intoxicações, em um intervalo de apenas 13 horas, em Porto Seguro. Este foi o número de ocorrências atendidas neste período no Hospital Municipal.

Os moradores e turistas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão lotando desde a segunda-feira, 28, as unidades de saúde da cidade. O motivo seria o fenômeno da "Mare Vermelha" (causadas por microalgas pirrófitas em aglomeração) que atinge o mar de Porto Seguro.

A prefeitura informou, por meio de nota, que o fenômeno ainda não está confirmado e que toda a assistência médica está sendo prestadas as pessoas que procuram os postos e ou hospitais da cidade.  "Todos estão recebendo a medicação necessária para controle dos sintomas, que não apresentaram complicações graves à saúde".

Diarreia, enjoou, vômito, dores de estômago, tremores, ardor, secura nos olhos, tosse, irritação na pele e dificuldade de respirar são alguns dos sintomas causados pela Maré Vermelha. As algas liberam substâncias que também podem contaminar animais marinhos, por isso também é recomendado não pescar no período da maré e nem tomar banho.

A prefeitura pede para quem estiver com algum desses sintomas procure uma unidade urgência e emergência.

MAIS NOTÍCIAS