A fiscalização do IBAMA na Bahia apreendeu na tarde desta quinta feira, (13), um caminhão frigorífico com uma carga de 4,5 toneladas de lagostas provenientes do município de Alcobaça/BA.
A carga, interceptada no posto da PRF em Itamaraju por uma equipe da Gerência Executiva do IBAMA em Eunápolis, seria levada para Icapuí/CE. O motorista do caminhão apresentou nota fiscal referente a 7200 kg de peixes, mas na inspeção da carga os agentes do IBAMA verificaram escondidos por trás de uma parede de caixas de peixe as 4,5 toneladas de lagosta clandestina.
O chefe de fiscalização do IBAMA em Eunápolis, André Santos, ressaltou que “mais do que uma manobra fiscal, a infração praticada tentava burlar o sistema de controle de captura e comercialização da lagosta. Por se tratar de um recurso superexplorado, a captura, transporte, beneficiamento e comercialização são controlados pelo governo federal a fim de garantir a manutenção dos estoques pesqueiros”.
E completou: “A fiscalização da pesca de lagosta pelo IBAMA agora tem ênfase na cadeia de custódia do pescado, estamos utilizando serviços de inteligência para uma ação mais precisa e qualificada como esta que aconteceu”.
A empresa infratora teve seu caminhão frigorífico apreendido, e recebeu multa de R$101.520,00. Toda a lagosta foi doada a instituição filantrópica SOS Vida de Eunápolis/BA, que se dedica a recuperar crianças carentes em estado de desnutrição.