
Sete mulheres foram detidas nesta quinta-feira (18) ao tentarem acessar o presídio de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, com entorpecentes escondidos em compartimentos ocultos de chinelos e sandálias. A ação ocorreu durante o procedimento de revista de visitantes no Pavilhão A da unidade prisional.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), duas mulheres foram inicialmente flagradas com porções de maconha cuidadosamente lacradas entre os solados dos calçados. A situação levantou a suspeita de um possível esquema organizado, levando a direção da unidade a intensificar o monitoramento de visitantes que utilizavam calçados semelhantes.
Durante a apuração, outras cinco mulheres que deixavam o pátio de visitas foram abordadas e encontradas com sandálias idênticas, contendo compartimentos falsos já vazios, mas com resíduos de substância semelhante à maconha, o que indica que a droga pode ter sido entregue a detentos.
Em outro flagrante, o uso do equipamento bodyscan identificou substância ilícita escondida nas partes íntimas de uma visitante, além de entorpecentes ocultos em seu calçado. Ao todo, foram apreendidas duas porções cilíndricas de substância análoga ao haxixe e à maconha, somando cerca de 216 gramas.

Sete visitantes e dois custodiados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Eunápolis, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo autuações por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Administrativamente, os cartões de visitante dos envolvidos foram cancelados e foi instaurado Procedimento Disciplinar para apuração da conduta dos detentos implicados.