Operadoras de telecomunicações devem reorganizar fios de postes em Itabela
Prefeito Francisqueto chamou a atenção para mau uso dos postes de Itabela

Ascom - Prefeitura de Itabela - 19/05/2023 - 14:02
Link

Nesta sexta-feira o Prefeito de Itabela Luciano Francisqueto, denunciou em suas redes sociais o descaso que as empresas de Internet e telecomunicações na utilização dos postes de energia elétrica na cidade, deixando fios mal organizados e criando situações de risco para a população.

A situação crítica se estende no município por completo, em diversas ruas é visível o mau uso dos postes durante a instalação, muitas vezes com a fiação caindo sobre residências ou obstruindo sacadas e faixadas de Imóveis, podendo até mesmo ocasionar em acidentes.

O Prefeito também reforçou que é necessário respeito com a população e responsabilidade com a cidade “É uma situação muito triste que vemos, todos merecem trabalhar, ganhar o seu dinheiro, porém a qualidade de vida da população não pode ser colocada em segundo plano. Estas empresas estão lucrando e precisam ter responsabilidade na hora de fazer suas instalações e ao utilizar os postes. Isso precisa acabar, precisamos mudar este quadro e cuidar da nossa cidade” afirmou Francisqueto.

(Foto: Divulgação)

O excesso de fios nos postes causam além de poluição visual, risco de vida e acidentes graves para a população e também dificultam manutenções ocasionais na rede elétrica, já que os emaranhados de fios dificultam o acesso dos profissionais os colocando em risco.

O uso dos postes por empresas de telecomunicações é previsto por lei no Brasil. A Lei Geral de Telecomunicações, de 1997, estabelece que as empresas de telecomunicações têm direito ao uso dos postes de energia elétrica para a instalação de cabos, desde que cumpram as normas técnicas e de segurança estabelecidas pelas concessionárias de energia elétrica. 

Com a denúncia do Prefeito, resta agora aguardar o posicionamento da COELBA, empresa responsável pelos postes e toda a rede elétrica do município.

MAIS NOTÍCIAS