Francisqueto vai entregar creche abandonada por gestões anteriores em Itabela
Creche tipo B, padrão FNDE, será inaugurada no Pereirão dia 1° de abril

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 21/03/2023 - 11:55
Link

A Prefeitura de Itabela está em fase de ajustes finais para entregar uma creche, tipo B, padrão FNDE, do bairro Pereirão. A entrega da obra, que é uma das mais aguardadas pela comunidade, será feita pelo prefeito Luciano Francisqueto e acontecerá no dia 1º de abril. Uma grande ação envolvendo as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Obras, Gabinete e outras, estão empenhadas para entregar os últimos detalhes da unidade, que será inaugurada com uma grande festa. 

A creche conta com três grandes compartimentos (creche I, creche II e creche III – pré-escola), anfiteatro, pátio, refeitório, sala multiuso, área de serviço, sala de administração e estacionamento.  A unidade terá capacidade para atender quase 150 crianças em tempo integral. O custo da obra é de R$ 2 milhões investidos pelo município com recursos próprios. 

OBRA INACABADA – A obra da creche foi iniciada em 2011 na gestão do ex-prefeito Osvaldo Gomes Caribé, e está inacabada desde 2012, último ano do mandato de Caribé. Na época, a obra recebeu recursos destinados à construção para creche no valor de mais de R$ 1 milhão, e de acordo com documentos apresentados pelo Ministério da Educação, foram gastos mais de 90% dos recursos e a obra não atingiu 60% das construções projetadas. A queda de braço entre a Prefeitura e as empresas terceirizadas contratadas na época, deixaram diversos trabalhadores sem receber salários e obrigações trabalhistas.

 Creche localizada no bairro foi abandonada pelo ex-prefeito Osvaldo Gomes Caribé. (Foto: Arquivo/BAHIA DIA A DIA)

A obra só foi possível de ser reiniciada após o prefeito Luciano Francisqueto buscar junto ao Governo Federal, através  da resolução, autorizando o Fundo Nacional  de Desenvolvimento da Educação –FNDE, a terminar obras inacabadas no município de Itabela. Com a aprovação, o município conseguiu iniciar as obras apenas com recursos próprios.

MAIS NOTÍCIAS