Prefeitura encerra atividade de lixão após quase 25 anos

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 17/03/2023 - 09:27
Link

Um lixão que existia há quase 25 anos em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, teve as atividades encerradas nesta quinta-feira (16). Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi determinado um prazo de até quatro anos para a extinção dos lixões.

Em 2020, já com o novo Marco Legal do Saneamento, as cidades tiveram novo prazo para extinção desses locais, considerados inadequados. Porto Seguro, com 152,5 mil habitantes, deveria fazer a extinção dele em 2022. Nesta quinta, o lixão de Porto Seguro encerrou as atividades, oficialmente por volta das 18h.

Com isso, não será mais permitido o descarte de nenhum tipo de resíduo no local. Famílias que atuam com reciclagem terão um prazo de 30 dias para retirarem os materiais reciclados coletados. Segundo o atual prefeito da cidade, Jânio Natal (PL), a permanência do lixão por anos se deve à “negligência” da gestão Cláudia Oliveira (PSD), apesar da “farta quantia” que pagava a uma empresa terceirizada para administrar o local.

Ainda segundo a prefeitura, em janeiro de 2021, máquinas, caçambas e especialistas iniciaram um trabalho para adequar o aterro e dias depois os resíduos começaram a chegar. O trabalho eliminou a queima constante e o chorume presentes. 

Fonte: Bahia Notícias 
 

MAIS NOTÍCIAS