Um desvio foi criado como alternativa para que motoristas conseguissem transitar no extremo sul da Bahia, após uma cratera se formar na BR-101. O local da cratera fica no acesso ao município de Itamaraju. O trecho está interditado desde o dia 22 de dezembro.
A iniciativa da criação do desvio foi de empresários e produtores rurais da região, com a intenção de facilitar o trânsito entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, também no extremo sul. De acordo com engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o prazo de reconstrução da via é de cerca de 90 dias.
Homens do Exército brasileiro estiveram no local e estudam a possibilidade de colocar uma ponte de metal no lugar do trecho interditado.
Com a interdição da pista, as viagens passaram a durar cerca de 1h30 a mais que o normal, com as estradas em condições. Ônibus e caminhões não são orientados a passar por essa pista improvisada.
De acordo com motoristas que passam pelo trecho improvisado, o desvio está em boas condições para veículos pequenos. No entanto, a recomendação de motoristas é que a estrada não deve ser utilizada em caso de chuvas na região. Com informações do G1 Bahia