Um novo aeroporto para a Costa do Descobrimento
Projeto do Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento será apresentado a investidores nesta terça

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 26/11/2022 - 09:36
Link

O projeto do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento será apresentado por uma equipe técnica na próxima terça-feira (29) na Bolsa de Valores de São Paulo, para atrair grupos investidores interessados na concessão.

O mesmo modelo Road Show, focado em empreendedores nacionais e internacionais, já foi adotado antes pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para a concessão da estrada do Feijão, em 2018 e a Ponte Salvador – Itaparica, em 2019.

Projetado para instalação no município de Santa Cruz Cabrália, o investimento previsto para construção e operação é de R$ 7.6 bilhões, com concessão de 33 anos, sendo cinco para a execução. O mesmo projeto contempla também as obras de adequação e da operação, manutenção, administração e exploração temporária do atual aeroporto de Porto Seguro.

Titular da Seinfra, Marcus Cavalcanti destacou que a região concentra o terceiro maior movimento aéreo do Nordeste e o novo aeroporto prevê a ampliação de voos, bem como facilitará a conexão da Costa do Descobrimento com Europa e Estados Unidos. 

Cavalcanti estará na comitiva que apresenta o projeto no Road Show, acompanhado do superintendente de Planejamento em Logística e Transportes, Mateus Dias, e o diretor de Terminais, Dênisson de Oliveira. Também a BahiaInvest estará representada pela diretora de operações Camila Aguiar.  

Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de quatro milhões de passageiros por ano, com previsão de novas ampliações de acordo com o crescimento da demanda, após o início de sua operação. O evento será conduzido pela empresa B3, especializada em mercado financeiro e poderá ser acompanhado pelo endereço www.tvB3.com.br. 

A próxima etapa deste projeto será o lançamento da licitação, prevista para o próximo mês de dezembro em data ainda não anunciada. Para o secretário de Turismo da Bahia (Setur), Maurício Bacelar, a região turística tem uma grande estrutura já implantada, com atrativos naturais e históricos, dentre outros. “A chegada do novo aeroporto potencializa esta zona como um dos principais destinos do país”, pontuou. 

De acordo com a concessionária Sinart, que administra o Aeroporto de Porto Seguro, o movimento entre janeiro e outubro deste ano foi de 1.6 milhão de passageiros. Com necessidade de ampliação para atender a demanda, o equipamento não tem espaço no entorno para ampliação da estrutura. 

No interior do estado, além de Porto Seguro, tem voos regulares os aeroportos de Paulo Afonso, Lençóis, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Ilhéus, Barreiras, Comandatuba e Guanambi, com empresas como Latam, Azul e Gol.

Com obras de ampliação e manutenção em alguns dos equipamentos, como Ilhéus e Paulo Afonso, a ampliação do terminal de Barreiras ainda está em fase de licitação. Já em Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim os aeroportos estão em obras, com investimentos de R$ 25 milhões em cada um deles. Com informações do Portal A Tarde

MAIS NOTÍCIAS