Grupo bloqueia estradas após morte de adolescente indígena
Informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, nesta segunda-feira (5).

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 06/09/2022 - 11:06
Link

Um grupo bloqueou quatro pontos de estradas no povoado de Corumbau, em Prado, no extremo sul da Bahia, após a morte de um adolescente indígena. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade nesta segunda-feira (5).

O bloqueio começou no domingo (4), após a morte de Gustavo Conceição da Silva, de 14 anos, e seguia até a noite desta segunda nos seguintes pontos: Estrada de Guarani, Aldeia Nova, Corumbau e Ponta de Corumbau.

Nesta segunda, a mãe do adolescente, Eliane da conceição, pediu justiça pela morte do filho, bem como respeito à luta indígena.

"Um jovem que não tinha maldade com ninguém. Queremos justiça. Quero justiça pela vida do meu filho, que foi tirada no movimento, e respeito pela nossa luta", disse.

A Polícia Civil apura a causa e motivação do crime contra o adolescente.

A Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro, cidade que também fica localizada no extremo sul do estado, informou que foi instaurado um inquérito policial para a devida apuração do caso. As investigações ocorrem em sigilo.

Moradores e turistas não conseguem deixar povoado

Grupo bloqueia estradas após morte de adolescente indígena em povoado de Prado

De acordo com a prefeitura, moradores e turistas não conseguem deixar o povoado por causa dos bloqueios. Uma turista, que não quis se identificar, relatou através de um áudio enviado à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia no sul do estado, que tentou deixar o local, mas não conseguiu.

"A gente falou: 'nós somos turistas, só queríamos ir embora'. [E eles disseram:] 'não, não tentem passar, voltem para a casa de vocês porque aqui está perigoso'", disse a mulher.

A gestão municipal disse que acionou a Secretaria de Assuntos Indígenas, bem como as Organizações de Segurança presentes no município, para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis. Além disso, aguarda a chegada de agentes federais, para que sejam feitas as mediações dos conflitos que ocorrem na comunidade.

A administração municipal ainda detalhou que está à disposição para quaisquer esclarecimentos e disse que acompanha as ações dos órgãos competentes para que a situação seja resolvida. Com informações do G1 Bahia

MAIS NOTÍCIAS