Grupo indígena protesta contra decreto que proíbe circulação de buggy em Caraíva

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 08/02/2022 - 11:23
Link

Indígenas da tribo Pataxó interromperam a travessia que dá acesso ao vilarejo de Caraíva, distrito de Porto Seguro, nesta terça-feira (08), em protesto contra o Projeto Municipal 12.337/2021, que restringe atividades com veículo motorizado no vilarejo. Os canoeiros também aderiram à manifestação, paralisando o único meio de acesso a Caraíva.

De acordo com os indígenas, o decreto foi publicado em julho de 2021 com o intuito de ordenar o turismo na Vila, e autoriza o uso de quadrículos somente para policiamento, guarda policial e coleta de lixo. No entanto, os Pataxós, questionam que usam buggs em passeios turísticos e que ficam prejudicados com a decisão.

Os indígenas fizeram uma grande corrente à beira do rio, com cartazes, faixas e entoando cantigas da cultura pataxó. Em um manifesto, o presidente da Federação dos Indígenas (FINPAT), cacique Aruã Pataxó afirma que através dos buggys, mais de 100 famílias sobrevivem do transporte de turistas em Caraíva e nas proximidades das aldeias vizinhas.

MAIS NOTÍCIAS