Chuvas intensas causam grandes danos à zona rural de Guaratinga

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 09/12/2021 - 09:53
Link

As fontes chuvas que atingem a região causaram grandes estragos no município de Guaratinga. Os primeiros levantamentos apontam que três pontes da zona rural do município foram destruídas pela força das águas. 

Nos povoados de Buranhém e de São João do Sul, também na zona rural do município, várias casas foram alagadas, fazendo com que os moradores tivessem que abandonar os locais e buscar abrigo em escolas. 

O levantamento aponta ainda que a estrada de acesso a Cajuíta está interditada, devido a queda das encostas; a estrada que liga Buranhém a São João do Sul está intransitável.

(Divulgação)

Ainda em São João do Sul, parte das paredes de uma residência caiu sobre o prédio do CRAS. Apesar do susto, os danos foram apenas materiais. 

Na manhã desta quinta-feira (09), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o grau de severidade das chuvas em Guaratinga para alerta vermelho com volume de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia até às 10h da manhã.

O coordenador da Defesa Civil de Guaratinga, Jurandi Marques, alertou a população para que procure locais seguros em caso de fortes temporais. E caso de riscos a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada pelos telefones 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

A prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas, montou um comitê de crise formada por várias secretarias para realizar o levantamento dos locais e do número de famílias atingidas. “Não vamos medir esforços para solucionar os problemas gerados pelas fortes chuvas que atingiram nosso município nos últimos dias”, garantiu Marlene.

A gestora municipal demonstrou preocupação com famílias que moram próximas aos rios, tanto nos povoados da  zona rural, quanto na sede do município. “Estas famílias correm sérios riscos de serem afetadas pelas enchentes. Estamos avaliando a necessidade de decretar situação de emergência no município”, enfatizou Marlene. 

PONTOS DE APOIO -  O comitê de crise montado pela Prefeitura de Guaratinga preparou pontos de apoio para receberem as famílias desabrigadas ou desalojadas pelas fortes chuvas da quarta-feira (08) que atingiram o município. 

Os locais são:
Guaratinga – Escola Municipal Renascer 2
Buranhém – Escola Municipal Wilson Nunes 
São João do Sul – Escola Municipal Joao Alves

(Divulgação)

MAIS NOTÍCIAS