Coelba flagra gatos de energia em fazendas de Café em Eunápolis e Guaratinga
Os técnicos da Coelba também identificaram irregularidades em ligações de fazendas produtoras de café em Itamaraju, Prado e Alcobaça.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 31/05/2021 - 17:31
Link

Em mais uma operação de combate ao furto de energia, os técnicos da Coelba identificaram irregularidades em ligações de fazendas produtoras de café no Sul e Extremo Sul da Bahia. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Eunápolis, Guaratinga, Itamaraju, Prado e Alcobaça.

Após a colheita, o café precisa ser secado e torrado em máquinas apropriadas. As ligações irregulares foram encontradas nas ligações dessas máquinas, onde eram feitos desvios de medição para manipular o consumo real de energia. A energia recuperada na ação é suficiente para abastecer cerca de 6.000 residências durante um mês.

Em 2021, já foram realizadas mais de 6 mil fiscalizações no Sul do Estado e recuperados 19,4 milhões de quilowatt-hora (kWh). O volume é suficiente para abastecer 160 mil residências ou o município de Teixeira de Freitas durante um mês.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

MAIS NOTÍCIAS