Porto Seguro participará do programa Cidade Empreendedora
Novo ciclo também vai atender aos municípios de Belmonte, Eunápolis, Itanhém, Prado e Teixeira de Freitas.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 25/05/2021 - 22:05
Link

O Sebrae e a prefeitura de Porto Seguro assinaram o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, em solenidade virtual, na última terça-feira (18). Na ocasião, estiveram presentes o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, o vice-prefeito e secretário de turismo, Paulo Cesar Onishi, o superintendente de turismo, Anderson Guilherme Quaresma e o superintendente de planejamento, Alyson Montezano. Participaram também a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Cecilia Miranda e, representando a unidade do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito.

O Cidade Empreendedora é um programa que oferece mais de 400 horas de consultoria especializada e tem o intuito de engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. O Comitê Gestor tem papel estratégico para a condução das ações. O grupo formado por gestores indicados pelo prefeito, tem a responsabilidade de criar um plano de ações e monitorar o programa e emitir relatórios mensais para o prefeito.

“O Cidade Empreendedora veio em um momento oportuno porque a informalidade em Porto Seguro está muito alta. Essa é uma grande oportunidade para treinar e qualificar, dar oportunidade ao pequeno e ao que está na informalidade a se tornar um MEI, um microempresário que, em sua grande maioria, é quem movimenta a cadeia do turismo na cidade de Porto Seguro. A gente recebe essa parceria com muita alegria e com a certeza do sucesso de poder contribuir e colaborar com o pequeno. Só temos a agradecer e parabenizar o Sebrae pelo trabalho prestado junto ao município de Porto Seguro”, enfatiza Paulo Cesar Onishi.

Para o gerente Alex Brito, assinar o termo de adesão com Porto Seguro é extremamente importante para o Sebrae, por se tratar de um que contribui para o desenvolvimento do turismo na Bahia, além de ser uma cidade forte economicamente.

“A nossa expectativa é muito grande em relação ao município, podemos ter uma Sala do Empreendedor referência. Porto Seguro é um dos municípios com o maior número de microempreendedores individuais na nossa região, com mais de oito mil MEIs. Por tanto, é um ambiente que o empresário pode abrir a sua empresa e cuidar de outras questões como empréstimo, financiamento, capacitação, além de ações conjuntas com o próprio Sebrae”, finaliza Alex Brito.

Dentro os objetivos do programa estão a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal, desenvolvimento de lideranças empreendedoras locais, colocar a educação empreendedora nas escolas, simplificar os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas. Além de qualificar a atuação das Salas do Empreendedor, ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras do governo, apoiar o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros.

Além do município de Porto Seguro, o programa Cidade Empreendedora através da unidade do Sebrae responsável pelo Extremo Sul do estado, também atenderá, aos municípios de Belmonte, Eunápolis, Itanhém, Prado e Teixeira de Freitas.

MAIS NOTÍCIAS