Vereadores reconhecem wheelling como prática esportiva em Itabela

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 16/11/2023 - 17:37
Link

Na sessão desta quinta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Itabela aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 023/2023, reconhecendo o wheeling e outras manobras com motocicletas como prática esportiva no município. A proposta, apresentada pelo vice-presidente da casa, vereador Vaguinho do Esporte (PROS), recebeu 12 votos favoráveis em plenário e seguirá para a sanção do Executivo.

O projeto de lei ressalta que a modalidade esportiva só poderá ser praticada em locais apropriados e devidamente autorizados para a realização de shows ou competições, seguindo a legislação vigente. Popularmente conhecida como ‘grau’, a prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima, e assim deve permanecer, já que, se praticada sem as devidas cautelas, coloca em risco a vida dos praticantes e de terceiros.

Vereador Vaguinho do Esporte ao lado de um grupo de jovens praticantes de wheeling. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Conforme o projeto, espaços públicos ou privados poderão ser autorizados para a prática de Wheeling, desde que haja autorização prévia dos órgãos fiscalizadores. Nestes locais, poderão ser realizados treinos, eventos, competições e outros encontros, com o intuito de promover a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta.

O vereador Vaguinho ressaltou a importância do projeto e agradeceu o apoio dos colegas: “Agradeço a todos os vereadores por reconhecerem e apoiarem essa iniciativa em prol dos jovens. Esta prática tem crescido não só em Itabela, mas também na Bahia e em todo o Brasil. Agora, reconheceremos oficialmente essa modalidade esportiva em Itabela, oferecendo mais uma oportunidade para esporte, lazer, negócios e turismo em todos os municípios vizinhos”.

Vereadores reconhecem wheeling como prática esportiva em Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

O presidente da câmara, Lukinho Eugênio, sugeriu ao grupo a criação de uma associação para buscar recursos, regularizar o grupo e trazer ainda mais benefícios para os jovens praticantes, além de promover eventos esportivos que proporcionem entretenimento e renda para o município.

Allef Andrade, um dos praticantes da modalidade, parabenizou a câmara pelo reconhecimento: “Só temos a agradecer ao vereador Vaguinho e aos demais vereadores pelo reconhecimento. Estamos certos de que seguiremos todas as regulamentações e contribuiremos para o benefício de nossa cidade”.

Vereadores reconhecem wheeling como prática esportiva em Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

MAIS NOTÍCIAS