Primeira rodada tem resultados improváveis e goleada de favoritas
Fase de grupos da Copa do Mundo começa a ser decidida nesta sexta-feira, 25

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 25/11/2022 - 10:34
Link

A vitória do Brasil por 2 a 0 diante da Sérvia fechou a primeira rodada da Copa do Mundo de 2022. As 16 partidas disputadas desde o dia 20 de novembro levaram emoção ao Mundial, com derrota de favoritas, goleadas e bom futebol. 

A Copa do Mundo do Catar teve início com a vitória do Equador diante dos anfitriões pelo placar de 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Enner Valencia, que chegou a balançar as redes em três oportunidades, mas uma foi anulada pelo VAR. Os sul-americanos começaram o Mundial com o pé direito. 

Na segunda-feira, 21, foi a vez da Inglaterra apresentar um futebol vistoso para cima do Irã. O jogo terminou com o placar de 6 a 2 para os ingleses, que deram o recado de que podem chegar longe na Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Bellingham, Saka duas vezes, Sterling, Rashford e Grealish. Taremi descontou duas vezes para o Irã. Finalista da Eurocopa, a equipe de Gareth Southgate chega na competição como uma das favoritas. 

A estreia da Holanda também foi cercada de expectativa, no entanto, a Laranja Mecânica teve dificuldade para enfrentar a organizada seleção de Senegal, mesmo sem contar com o seu principal jogador, o atacante Sadio Mané. A Holanda conseguiu marcar duas vezes na etapa final, com Gakpo e Klaassen, e deu o primeiro passo de olho nas oitavas de final. 

Estados Unidos e País de Gales encerraram a segunda-feira de Copa do Mundo com um empate em 1 a 1. Timothy Weah abriu o placar para os americanos e Gareth Bale descontou de pênalti nos minutos finais da partida. 

Inaugurando o sistema de quatro jogos diários, a terça-feira, 22, começou com uma surpresa. A poderosa Argentina, atual campeã da Copa América, perdeu de virada para a Arábia Saudita, classificada como a seleção mais fraca do Grupo C. Os argentinos saíram na frente em cobrança de pênalti de Lionel Messi, mas viram o rumo da partida mudar na segunda etapa, quando Saleh e Salem balançaram as redes dos sul-americanos. 

A sequência do dia contou com outro resultado inesperado. A favorita Dinamarca não conseguiu superar a seleção da Tunísia e o jogo ficou empatado pelo placar de 0 a 0, abrindo a disputa pelo segundo lugar do Grupo D. Em seguida, outro placar em branco. Lewandowski parou no bom goleiro Ochoa e perdeu a cobrança de pênalti que poderia ter dado a vitória para a Polônia diante do México. 

Na terça-feira, só a França conseguiu corresponder às expectativas. Os atuais campeões até saíram atrás da Austrália, com gol de Goodwin aos nove minutos, mas Rabiot, Giroud duas vezes e Mbappe trataram garantir uma boa estreia para a seleção francesa, que venceu pelo placar de 4 a 1. 

A quarta-feira, 23, de Copa do Mundo começou com outro 0 a 0. Marrocos e Croácia fizeram um jogo morno e ninguém saiu vencedor. Na sequência, um resultado que provocou felicidade em muitos brasileiros. A Alemanha perdeu de virada para o Japão pelo placar de 2 a 1. Gundogan marcou de pênalti aos 33 minutos, mas na segunda etapa, Ritsu Doan e Takuma Asano saíram do banco e reverteram o placar. 

A Espanha não teve piedade nenhuma da Costa Rica. Sem tomar conhecimento do adversário, os comandados de Luis Enrique aplicaram 7 a 0 e largaram na frente no Grupo E. Os gols do jogo foram marcados por Dani Olmo, Marco Asensio, Ferran Torres duas vezes, Gavi, Carlos Soler e Álvaro Morata. No fim do dia, a Bélgica teve dificuldades, mas passou pelo Canadá com um pênalti defendido por Thibaut Courtois e gol de Batshuayi. 

Pelo grupo do Brasil, a Suíça venceu a seleção de Camarões pelo placar apertado de 1 a 0. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Embolo. O jogador é camaronês e por isso não comemorou. Uruguai e Coreia do Sul ficaram no empate por 0 a 0 e complicou a situação dos sul-americanos no Grupo H, já que eles enfrentam Portugal na segunda rodada. 

Por falar na seleção de Cristiano Ronaldo, o atacante marcou na vitória da seleção diante de Gana, pelo placar de 3 a 2. João Félix e Rafael Leão também balançaram as redes. André Ayew e Osman Bukari diminuíram a vantagem dos europeus. 

Brasil passou pela Sérvia depois de um grande segundo tempo. Richarlison marcou duas vezes e ajudou os comandados de Tite no primeiro compromisso na busca pelo hexa. 

Segunda rodada do Mundial pode ser decisiva

A segunda rodada da Copa do Mundo já começa nesta sexta-feira, 25. Às 7h, se enfrentam Gales e Irã. Em caso de mais uma derrota, o Irã está fora do Mundial. Também pelo Grupo B, Inglaterra e Estados Unidos jogam às 16h.

No horário das 10h, Senegal terá a oportunidade de se recuperar da derrota na primeira rodada diante do Catar. Às 13h, Holanda e Equador se enfrentam em duelo que pode encaminhar a primeira colocação do Grupo A. 

No sábado, às 7h, a Tunísia terá a chance de brigar pela segunda colocação do Grupo D e encaminhar a eliminação da Austrália. Para seguir na competição, a seleção australiana precisa vencer. Também pelo Grupo D, França e Dinamarca se enfrentam às 13h. 

Campeã mundial pode deixar a Copa neste sábado 

A derrota inesperada para a Arábia Saudita na primeira rodada deixou a partida entre Argentina e México com cara de decisão. Para seguir na Copa, os Hermanos precisam vencer. Em caso de derrota, Lionel Messi se despedirá do seu quinto e último Mundial com a pior campanha da sua carreira. O duelo será realizado às 16h. 

No mesmo dia, também pelo Grupo C, Polônia e Arábia Saudita se enfrentam com chances de encaminhar classificação para a próxima fase da Copa do Mundo. A partida acontecerá às 10h. 

Possível desastre alemão pode fechar o próximo domingo de Copa 

Uma combinação de resultados também pode tirar a Alemanha da Copa do Mundo já na segunda rodada. Para isso acontecer, o Japão precisa empatar com a Costa Rica, em partida realizada às 7h do próximo domingo, 27, e os alemães devem perder para a Espanha. A decisão do Grupo E está marcada para às 16h.

Também no domingo, jogam pelo Grupo F Bélgica e Marrocos, às 10h, e a Croácia encara o Canadá, às 13h. Responsáveis pela eliminação do Brasil em 2018, a famosa geração belga precisa vencer para confirmar presença nas oitavas de final. Em caso de derrota, os Canadenses se despedem da Copa do Mundo. 

Segunda pode ter classificação de Brasil e Portugal 

Às 13h da próxima segunda-feira, 28, a seleção brasileira volta a campo pela Copa do Mundo para enfrentar a Suíça. O duelo pode ser decisivo para as pretensões dos comandados de Tite no Mundial. A Seleção já vai para o jogo sabendo se a classificação será confirmada, já que precisa vencer e torcer por um empate entre Camarões e Sérvia, que jogam às 7h. 

Pelo Grupo H, que cruza com o Brasil nas oitavas de final, Portugal e Uruguai se enfrentam às 16h. Uma vitória da seleção de Cristiano Ronaldo garante a vaga para a próxima fase, desde que Coreia do Sul e Gana, que se enfrentam às 10h, fiquem no empate. Com informações do Bahia.ba 

 

MAIS NOTÍCIAS