Guaratinga recebe mega estrutura para abrigar atletas da 12ª edição do Brasil Ride
Evento acontece de 23 a 29 de Outubro com muitas novidades.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 20/10/2022 - 18:30
Link

A maior mountain bike stage race premium do mundo está de volta ao Sul da Bahia. Depois de um ano, a Santander Brasil Ride Bahia chega com novidades. E são muitas para esta 12ª edição, que tem como palco o paradisíaco vilarejo de Arraial d’Ajuda, banhado por águas quentes e cristalinas, e Guaratinga e sua Pedra do Oratório e montanhas, que verão passar os competidores em duas rodas e força no pedal, em uma das disputas mais acirradas do mundo do esporte. O evento acontece de 23 a 29 de Outubro com muitas novidades.

Além da estrutura montada no Uíki, em Arraial d’Ajuda, para receber ciclistas e visitantes durante os dias da prova, todos os anos, a Brasil Ride monta uma verdadeira cidade em Guaratinga. E os números surpreendem. Em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, os aproximadamente 10 hectares, abrigam 80 toneladas de equipamentos montados, que tem capacidade para receber cerca de 1.200 pessoas e servir 5.400 refeições de alto padrão. O espaço ainda comporta dois tipos de barracas, com colchão e lençol, para que os ciclistas tenham um bom descanso e se recuperem para a próxima etapa. Mas antes disso uma pausa para um bom e merecido banho, na estrutura com banheiros individuais com duchas quentes para quem passou um dia inteiro no selim.

E o cuidado não para por aí. A organização ainda disponibiliza, durante todo o percurso, pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, refrigerante, energético, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente. Além disso, uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, caminhão base UTI, ambulâncias UTI 4x4, motos com paramédicos no percurso e posto médico nas arenas são equipados para atender eventuais emergências.

(Foto: Divulgação)

No dia 22 de outubro é a hora do frio na barriga. Na Arena Santander Brasil Ride Bahia, os competidores receberão os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 13h do dia 23 e segue até o dia 29, ao cruzar a linha de chegada. Serão 600 km e 13.000m de altimetria acumulada.

Etapas – Ao todo, a prova tem 7 etapas que se dividem entre Arraial d’Ajuda e Guaratinga. No distrito de Porto Seguro, as provas tem início e fim, na Arena Santander Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, a competição tem base, largada e chegada na Vila Santander Brasil Ride Bahia.

A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, já a segunda e quinta etapa são marcadas pelo deslocamento ida e volta entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Santander Brasil Ride, em Guaratinga, enquanto a sexta e sétima etapa no vilarejo, distrito de Porto Seguro. 

Já o último dia de competição, além de sagrar o campeão, quase 2 mil competidores, amadores se arriscam na Maratona dos Descobrimentos, numa prova rápida entre Arraial e Trancoso, marcando o encerramento do evento. É um mar de gente de todas as idades, com um único objetivo: pedalar. Nesse momento, adrenalina, energia e torcida não faltam.

Encontro - Segundo o presidente da Brasil Ride, Mario Roma, a Santander Brasil Ride Bahia é o encontro de alguns dos melhores ciclistas do mundo com algumas das principais marcas globais em seus segmentos. 

“Isso nos dá a certeza de que teremos, mais uma vez, um evento de altíssimo nível. Não é à toa que consideram a Santander Brasil Ride Bahia como Giro d'Itália do MTB mundial. Serão sete dias de muitas emoções nas trilhas, com a participação de atletas brasileiros vindos de todos os estados e um total de 19 países representados, além do Brasil. Como sempre, quem ganha com isso é o público que ama o ciclismo", ressalta, revelando que os amantes do ciclismo ainda podem se inscrever para a Maratona dos Descobrimentos, que acontece no dia 29 e pedalar junto com os grandes nome do MTB Mundial.

Mas para além da competição, a Brasil Ride também é lugar de se sentir família, de rever amigos, de curtir a brisa e um bom banho de mar para recarregar as energias. É lugar para se dividir alegrias, apreensões, amor e silêncio. É onde todos têm apenas um objetivo: completar a etapa, de vida, de passos, de vencer obstáculos.

Programação ao vivo - Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (22) a sábado (29). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:

Sábado – 22/10 – 20h
Domingo - 23/10 – 19h
Segunda - 24/10 – 20h
Terça - 25/10 – 19h45
Quarta – 26/10 – 19h45
Quinta – 27/10 – 20h
Sexta – 28/10 – 20h
Sábado – 29/10 – 20h

As 7 etapas da ultramaratona: 
1ª etapa, dia 23/10 – 21,6 km e 404 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
2ª etapa, dia 24/10 - 128 km e 2.660 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 25/10 - 57,4 km e 1.070 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 26/10 - 101 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 27/10 - 135 km e 2.200 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 28/10 – 30,0 km e 496 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 29/10 - 39,6 km e 465 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

MAIS NOTÍCIAS