Professores de Guaratinga voltam a paralisar aulas por falta de pagamento
Greve continua até que os salários dos servidores sejam pagos, diz sindicato

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - 08/10/2019 - 23:02
Link

Os profissionais da educação municipal de Guaratinga voltaram a paralisar suas atividades na manhã desta terça-feira (08), por falta de pagamento. Conforme a APLB Sindicato, núcleo de Guaratinga, a categoria reivindica a falta de pagamento referente ao mês de setembro.

A categoria afirma que aproximadamente R$ 1.563.000,00 (um milhão e quinhentos e sessenta e três mil reais) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) chegou para o município. Ainda de acordo com o sindicato, o valor é suficiente para efetuar o pagamento dos servidores da educação.

De acordo com o coordenador da APLB, Orlandy Cabral, a prefeitura enviou um ofício reconhecendo o atraso e informando que os salários seriam pagos até segunda-feira, dia 07 de outubro. “A secretária de educação Drª Fabiana Barbosa, garantiu através de um ofício que o pagamento seria efetuado ontem, dia 07/10/2019, o que não aconteceu!”, disse ao BAHIA DIA A DIA.

Na semana passada a categoria, aprovou uma paralisação caso o pagamento não fosse cumprido no novo prazo estipulado pela prefeitura. “Após diversos profissionais da educação confirmarem que não havia recebido os seus salários, a coordenação da aplb/sindicato, publicou um comunicado avisando pais, alunos e comunidade em geral sobre a paralisação nesta terça-feira!”, justificou Orlandy.

Uma assembleia geral foi convocada durante a manhã desta terça-feira na sede do sindicato. Na reunião a categoria decidiu continuar com a paralisação até que todos os salários dos servidores da educação, referentes ao mês de setembro, sejam pagos.

Na gestão da prefeita Christine Pinto, a categoria já paralisou diversas vezes por salários atrasados e este vem sendo uma das marcas do governo. A última aconteceu no dia 9 de setembro com suspensão das aulas durante 24 horas.

MAIS NOTÍCIAS