O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, ao lado de alguns secretários municipais se encontrou no seu gabinete na manhã desta quarta-feira (22) com estudantes dos distritos de Monte Pascoal e São João do Monte para tratar do transporte universitário. Os universitários alegaram que estão sem condução suficiente para estudar na cidade de Itamaraju.
A reunião foi convocada pelo gestor, após tomar conhecimento das duas manifestações realizadas no início da semana, pelos estudantes, que interditaram os dois sentidos da BR-101, entre Itabela e Itamaraju.
O prefeito, falou que a manifestação foi vista como legítima e que ao tomar conhecimento do fato, buscou solucionar o caso de forma imediata. “Eu como gestor da cidade, quero o melhor pra vocês. Já fui universitário e sei da luta para estudar fora do município. Sempre buscamos solucionar os problemas e por isso vamos encontrar uma forma de garantir o transporte para vocês. Porém, temos que ver a questão burocrática como os limites de gasto do transporte, tudo amparado pela lei", disse o prefeito.
De acordo com a prefeitura, o aumento inesperado nos últimos meses de novos alunos universitários, aumentaram a demanda do transporte.
Segundo o Secretário de Obras, Genivaldo Miranda, o município já proporciona três ônibus a mais para universitários, mas que mesmo assim, vão encontrar formas de atender a nova demanda.
“Só queremos frisar, que todo o transporte está em dia com o pagamento. O que aconteceu foi esse aumento da quantidade de alunos e agora iremos fazer o ajuste necessário”, contou o secretário.
A prefeitura informou que atualmente, o município fornece cinco ônibus para realizar o transporte de universitários, quatro para a cidade de Eunápolis e um para Itamaraju. Sendo que na lei, é amparado apenas por dois veículos.
Na reunião ficou decidido que o transporte universitário de Itabela para Itamaraju está suspenso a partir de hoje até a próxima segunda-feira (27). Nesse período a prefeitura de Itabela fará uma análise e buscará uma solução para os estudantes dos distritos.
Os estudantes agradeceram o prefeito pela receptividade e disseram que entendem o problema e que vão aguardar a solução.
Participaram da reunião o chefe de gabinete, Altemar Santana, o assessor especial, Ricardo Flauzino, o secretário de Obras, Marcelo da Paz, e Taylan Araújo.