Professores encerram greve e iniciam planejamento escolar nesta quarta (14)
Para os alunos, as aulas começam na próxima segunda-feira.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 13/03/2018 - 20:03
Link

Os professores da rede municipal de Guaratinga decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (13), encerrar a greve que durava quase 40 dias. Com isso, o planejamento escolar para diretores e professores será iniciado nesta quarta-feira (14). Para os alunos, o ano letivo inicia na próxima segunda-feira (19).

A decisão da categoria atendeu a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tomada na última semana, que determinava a suspensão da greve e o retorno imediato as aulas, além de multa

A paralisação foi motivada por reivindicações pelo não recebimento da 2ª parcela do 13 salário de 2017. No início do ano, a Prefeitura sugeriu pagar os 50% restantes no mês de abril, mas a categoria não aceitou a proposta. 

Ao BAHIA DIA A DIA, o coordenador da APLB Sindicato do município, Orlandy Pereira, disse que a decisão de retorno as aulas foi tomada para não ir de encontro com a decisão judicial e por atender as solicitações dos pais e alunos. "A categoria deliberou o retorno das atividades para não ir de encontro com a decisão judicial, além do respeito aos pais e alunos que desejam iniciar as aulas. Porém, aguardamos até o dia 10 de abril, prazo dado pela Prefeitura, para que seja cumprida todas as nossas reivindicações e que o pagamento seja creditado aos servidores", comentou.

Além do pagamento, a categoria colocou na pauta de reivindicações melhorias na infraestrutura das escolas, garantia do transporte escolar para todos os alunos até o fim do ano letivo e garantia de merenda nas escolas. 

(Foto: Divulgação)

A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Barbosa, falou ao BAHIA DIA A DIA que essa semana será de planejamento “A partir desta quarta-feira, já iniciaremos o ano letivo em todas as escolas, com diretores e professores fazendo o planejamento das aulas e estaremos também fazendo toda a limpeza das unidades escolares para receber os alunos a partir de segunda-feira", contou. 

Em relação ao transporte escolar e a merenda, a secretária disse que tudo já está sendo planejado. “Já temos merenda disponibilizada para os primeiros quinze dias e já estamos planejando para a licitação. Já em relação ao transporte, algumas linhas já estão licitadas e iremos fazer contratação direta temporária, para que possa garantir transporte para todos os alunos. Nenhum aluno será prejudicado”, garantiu a secretária.

MAIS NOTÍCIAS