A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba) lançaram edital de seleção para preencher 25 vagas no mestrado acadêmico do Programa de pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), que é ofertado de forma associativa pelas duas instituições na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia.
Para participar do processo seletivo, é preciso possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação. As inscrições acontecem entre 22 de setembro e 4 de outubro, exclusivamente por meio digital, com uma taxa de R$ 100. Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 15 e 19 de setembro, conforme o cronograma do edital.
Além de vagas para ampla concorrência, o programa também reserva vagas para cotistas em diversas categorias, conforme as políticas de ações afirmativas da UFSB e do Ifba, que contemplam as pessoas autodeclarados negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, com deficiência e trans (transexuais, transgêneras e travestis). Adicionalmente, há vagas supranumerárias para servidores da UFSB e do Ifba e para pessoas estrangeiras que residem fora do Brasil.
O processo de seleção ocorre até dezembro de 2023 e conta com duas etapas eliminatórias, que consistem na avaliação de conhecimentos em língua inglesa e na análise e prova oral sobre um pré-projeto de pesquisa. Além disso, a seleção inclui uma etapa classificatória de análise de currículo.
A matrícula das pessoas aprovadas acontecerá a partir de fevereiro de 2024 e o início das aulas está previsto para março de 2024. As aulas e demais atividades do mestrado acontecem de forma presencial nos campi da UFSB e do Ifba, em Porto Seguro, e são ofertadas de forma gratuita.
Fonte: Correio24horas