Prefeita Cordélia Torres oficializa festejos como patrimônios culturais imateriais de Eunápolis
Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão receberam status de patrimônios culturais imateriais de Eunápolis

Ascom - Prefeitura de Eunápolis (BA) - 28/07/2023 - 14:01
Link

Na manhã desta sexta-feira (28), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, sancionou três leis, de números 1.369, 1.371 e 1.372, que conferem o título de patrimônios culturais imateriais do município de Eunápolis à Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão. A solenidade - que ocorreu na sede da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer -  foi marcada por emoção e reconhecimento da importância histórica desses eventos para a cidade. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades religiosas, secretários municipais, representante do legislativo, família que trouxe a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para Eunápolis, servidores municipais e imprensa.

Frei Dilson Santiago, representando a Igreja Católica, enalteceu a iniciativa de reconhecer a festividade em honra à Nossa Senhora Auxiliadora, bem como outras celebrações, como as de São João e São Pedro, como patrimônios culturais imateriais. “Gostaria de dizer à prefeita muito obrigado por essa iniciativa, a sua lembrança vai ficar perpetuada ao longo do tempo, foi a senhora que sancionou esses projetos de lei das festividades, que são alegrias, e agradeço também a todos os edis que disseram sim para esses projetos”, enfatizou.

A família Alagia Vaz, responsável por levar a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora a Eunápolis, também participou da solenidade. “Eu só posso mencionar meus agradecimentos por esse tão solene evento para homenagear nossa querida padroeira, em meu nome e de toda minha família”, disse Yolanda Alagia Vaz, esposa do falecido Luiz Carlos Lima Vaz, responsável por conduzir a primeira imagem da santa.

A prefeita Cordélia Torres exaltou o momento como uma declaração de amor para a cidade, destacando que a cultura é parte fundamental da identidade do município. “Hoje é dia de festa, comunhão e paz. É uma declaração de amor para Eunápolis. Se o município não tiver cultura, está sem identidade. Gostaria também de parabenizar a secretaria, que tem se dedicado muito em conhecer as leis e a nossa cultura”, destacou.

Além disso, a gestora aproveitou a presença da vereadora Carmem Lúcia, que representou a Câmara de Vereadores, para solicitar que títulos de cidadãos eunapolitanos sejam conferidos à Yolanda Alagia Vaz, bem como seus familiares, e ao padre Diego Reis, que é pároco da Catedral.

(Foto: Divulgação)

MAIS NOTÍCIAS