Valor cultural e religioso é fortalecido em revitalização na Escadaria da Santa
A inauguração aconteceu na tarde desta sexta-feira, 22, com a presença do vice-prefeito, Paulo Onishi.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 23/01/2021 - 10:03
Link

A revitalização da Escadaria da Santa, idealizada pelo movimento Arraial do Bem, conta a história religiosa e cultural do vilarejo por meio dos mosaicos coloridos, criados pelo artista plástico e mosaicista, Gabriel Guyrá.

A inauguração aconteceu na tarde desta sexta-feira, 22, com a presença do vice-prefeito, Paulo Onishi. “Parabéns aos coordenadores desta ação e, em nome do prefeito, Jânio Natal, a gestão municipal se compromete a zelar deste espaço que se tornou mais um lindo atrativo turístico para Arraial d’Ajuda e a apoiar iniciativas afins”, garantiu, enaltecendo o valor religioso da escadaria que faz parte do anexo do Santuário da Nossa Sra d'Ajuda, ícone mais antigo da comunidade do Arraial e de todos os Santuários Marianos do Brasil, completando seus 472 anos. 

A solenidade foi prestigiada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior; vereadores Vinícius Parracho e Anderson Ricelli; Ten. Cel. Anacleto França; organizador do Brasil Ride, Mário Roma;  empresários; artistas locais; a convite dos organizadores Naldo Moura, Angélica Cavalheiro, Ana e Ludmila, que desenvolveram a campanha “Adote um Degrau da Escadaria”, pela qual angariaram recursos e mobilizaram moradores e parceiros. “Estamos felizes com o resultado e já pensamos em outras intervenções para valorizar as belezas de Arraial”, frisa Naldo Moura.

Valor cultural e religioso é fortalecido em revitalização na Escadaria da Santa. (Foto: Divulgação)

Fazendo jus ao legado religioso deste lugar reconhecido mundialmente pelos milagres alcançados na Fonte Sagrada, o padre Casimiro Malolepszy, que abraçou o projeto, disse palavras de fé e consagrou os degraus com água benta, retirada da própria fonte. O bispo Dom Edson chegou a tempo de abençoar o trabalho e agradecer a todos que se conectaram ao lema “Eu Faço, Eu Cuido”, incentivado no período de execução da obra. 

A programação prosseguiu pela tarde com apresentação da banda Sting e Bruno Chelles do Grupo 3030, no deck de madeira que compõe o projeto, privilegiando uma das mais lindas vistas de Arraial d’Ajuda.

MAIS NOTÍCIAS