Uma tartaruga foi encontrada morta na calçada da Avenida do Descobrimento, no centro da cidade de Porto Seguro. De acordo com testemunhas, o animal foi visto na tarde de domingo (11). Ela apresentava furos no casco e marcas de mordidas na cabeça.
Segundo informações de especialistas da ONG Chauá, organização que atua na conservação da natureza integrando pesquisa científica e capacitação, a tartaruga é da espécie verde e é comum encontrá-la em toda a costa brasileira.
Ainda não há detalhes do que pode ter provocado as marcas no casco e na cabeça da tartaruga, mas a suspeita é de que os ferimentos podem ter sido causados por peixes grandes, tubarões em alto mar ou choque com alguma embarcação. Apenas uma autopsia poderá determinar a causa da morte da tartaruga.
Também não há informações sobre como a tartaruga foi parar na calçada. Testemunhas acreditam que o animal tenha sido encontrado na praia e alguém tentou carregar, mas devido ao peso do animal, não conseguiu levar muito longe. Conforme especialistas, uma tartaruga adulta da espécie verde pode pesar entre 100 kg e 180 kg.