Maré alta e ventania destrói barracas em Belmonte, no sul da Bahia
De acordo com a prefeitura de Belmonte, destruição aconteceu devido o avanço do mar e a erosão marinha.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 01/09/2022 - 16:08
Link

A ventania e maré alta destruíram barracas na praia de Mar Moreno, em Belmonte, sul da Bahia, na terça-feira (30). Dos quatro imóveis na praça, dois foram interditados após vistoria realizada nesta quarta-feira (31). A Defesa Civil segue monitorando a situação.

De acordo com a Defesa Civil, coqueiros ficaram caídos à beira mar, alguns postes de energia elétrica foram condenados e os destroços de duas barracas, parcialmente destruídas, ficaram espalhados. Tudo deve ser retirado da área da praia assim que os ventos diminuírem. O órgão disse ainda que se reunirá com a prefeitura para verificar elaboração de um projeto de revitalização das barracas.

De acordo com a prefeitura de Belmonte, a destruição aconteceu devido o avanço do mar e a erosão marinha. Na ocasosã, ninguém ficou ferido. Os fenômenos que já devastaram quase 600 metros de praia da região nos últimos 15 anos, acontecem sempre nos meses de março e agosto.

Raimundo Viana tem uma barraca na praia de Mar Moreno há quase vinte anos, e viu o investimento ir embora com a força do mar e do vento.

"O vento sul vai cavando a terra, a estrutura não aguenta, cede piso, telhado, quando cheguei vi a bagaceira", contou Raimundo.
A Marinha emitiu um alerta com três dias de antecedência, avisando que a cidade poderia ser atingida por ondas de mais de 2,5 metros e ventos de 74km/h. O aviso fez com que a destruição fosse menor, já que os barraqueiros retiraram seu objetos do local com ajuda da Defesa Civil da cidade, conforme relata o coordenador do órgão.

"Recebemos o alerta e comunicamos os barraqueiros pra retirarem as coisas, ontem ajudamos eles''', contou.
O alerta diminuiu as perdas na barraca de Josivaldo Barreto. Apesar de ter ficado alagada por algumas horas e cheia de areia, o estabelecimento não foi condenado pela Defesa Civil.

"Eu estou atento a qualquer momento tiro tudo pro prejuízo não ser maior. Graças a Deus consegui tirar tudo, só ficou as paredes, o telhado e o banheiro se piorar tiro até isso"

Segundo o engenheiro civil Jovalvo Junior, os imóveis notificados já estavam sofrendo com a erosão costeira, ao ponto de ter as estruturas afetadas.

"Junto com a Defesa Civil fizemos uma avaliação técnica, interditando e notificando alguns deles", explicou.

Segundo o secretário de infraestrutura Luis Henrique Costa, mudanças devem ser feitas na paisagem da praia para facilitar a vida dos barraqueiros.

"Vamos retirar tudo para melhorar a paisagem e permitir apenas barracas sem alvenaria, que os barraqueiros possam colocar e retirar com facilidade", falou.

MAIS NOTÍCIAS