A “Operação Baculejo” realizada nesta terça-feira (30), pela Polícia Militar resultou na apreensão de sete facões, 17 facas, 30 chunchos, uma barra de ferro, duas chaves artesanais de algemas e 116 gramas de maconha, dentro outros objetos apreendidos nos pavilhões A e B do Presídio de Eunápolis. O material foi encaminhado à Delegacia Territorial da cidade, que vai investigar como o material entrou naquela unidade prisional.
De acordo com o responsável pelo Comando de Policiamento Especializado, coronel Lázaro de Jesus, a ação faz parte de um calendário sigiloso de vistorias nos presídios baianos. “Embora seja a fiscalização uma atividade recorrente, desta vez a quantidade e o nível de periculosidade do material apreendido chamaram a atenção”, afirmou. O tamanho da lâmina de alguns facões chegaram a ultrapassar 40 centímetros.
Aproximadamente 40 policiais, pertencentes às companhias Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica, 7ª Independente da Polícia Militar (Eunápolis), Rondas Especiais/Sul (Rondesp/Sul) e Tático Ostensivo Rodoviário (Tor/Itabuna), participaram da ação, que abordou 767 custodiados.