Oito pessoas são presas por falsificar RG na Bahia
Documento era usado para fazer cartões do INSS

Redação com informações do G1 Bahia - 13/07/2016 - 10:11
Link

Uma ação prendeu oito pessoas em flagrante em Canavieiras, no Litoral Sul baiano, acusadas de integrar um esquema de fraude de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Os presos – com idades entre 55 e 64 anos, analfabetos e moradores da zona rural – eram usados como "laranjas". Até o momento, o chefe do esquema e mais duas pessoas com envolvimento direto com a fraude não foram localizadas. 

Segundo a Polícia Civil a investigação do caso começou há seis meses, a partir de uma denúncia anônima. No entanto, a fraude já era realizada há três anos. A estimativa é que o esquema tenha causado um prejuízo de quase R$ 500 mil. À TV Bahia, a delegada que investiga o caso, Norma de Freitas, disse que a fraude funcionava com a emissão de três cartões do INSS, por pessoa, para receber três aposentadorias diferentes. Ao receber o dinheiro, o chefe da fraude ficava com a maior parte do dinheiro e destinava uma pequena quantia aos "laranjas".

Conforme a delegada que investiga o caso, Norma de Freitas, todos os envolvidos no caso são de Canavieiras. Um deles, considerado o chefe da ação, está entre os foragidos. Ele fazia certidões de nascimento falsas para os "laranjas", que são da zona rural da cidade, e os levava para fazer novas carteiras de identidade.

 

MAIS NOTÍCIAS