Primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas em Porto Seguro

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro - 05/04/2017 - 10:38
Link

Nos dias 21 e 22/04, será realizada em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento, a partir das 7h, a primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, ação promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do estado da Bahia, vinculado ao Programa Saúde Sem Fronteiras. Durante estes dois dias, pacientes de 14 a 65 anos, dos municípios de Porto Seguro, Cabrália e Belmonte, serão submetidos aos exames pré-operatórios de Raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma nas unidades móveis, além de avaliação com cirurgião e anestesista. Na segunda etapa, dia 23/04, serão realizados no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães os procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero) e colecistectomia (vesícula).

Primeira Etapa: exames e procedimentos obrigatórios

Com infraestrutura montada visando acolher e recepcionar os pacientes, Porto Seguro já iniciou no laboratório LACEN os exames laboratoriais e preventivos para mulheres que realizarão a histerectomia. É obrigatório que todas as pessoas apresentem os exames de hemograma completo nos dias 21 e 22/04, portanto devem procurar a unidade de saúde para fazer o agendamento dos exames laboratoriais. Sem os exames de laboratório não poderá ser agendado atendimento pré-operatório.

Pacientes que farão procedimento de vesícula para a realização do exame de ultrassonografia precisa está em jejum. As mulheres que serão submetidas ao procedimento de histerectomia deverão levar o preventivo com validade de 1 ano e as que ainda menstruam precisam apresentar o exame Beta HCG.

Sobre o cadastramento

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a lista única atualizada, com as principais demandas de cada município. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade, e em Porto Seguro  procure a unidade de saúde próxima a sua casa ou a Central de Regulação.

A Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, avalia satisfatoriamente a realização do mutirão. “Nosso objetivo é oferecer maior agilidade e, sobretudo, possibilitar a ampliação ao acesso as cirurgias eletivas a um maior número de pacientes em Porto Seguro e região”, diz.

MAIS NOTÍCIAS