Polícia cumpre mandados contra grupo que viabilizava licenças municipais ilegais em Porto Seguro
Por decisão da Justiça, R$ 200 mil foram bloqueados dos ativos financeiros dos investigados

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 18/11/2022 - 12:30
Link

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais Regional Sul (Gaeco-Sul), deflagrou a operação ‘Metástase’ nesta sexta-feira (18) no município de Porto Seguro.

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o objetivo de combater as ações de uma associação criminosa que opera na viabilização ilegal de licenças municipais, reduzindo taxas de impacto ambiental para menores porcentagens, mediante pagamento de propina a servidor público. Um mandado foi cumprido no Espírito Santo, pelo Gaeco capixaba.

Por decisão da Justiça, R$ 200 mil foram bloqueados dos ativos financeiros dos investigados.

Conforme o MPBA, segundo as investigações do Gaeco-Sul, a associação criminosa é formada por servidor público e empresários do setor imobiliário. Eles estariam envolvidos em crimes de uso de documento falso, estelionato, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A ‘Operação Metástase’ decorre de provas colhidas a partir da ‘Operação Saneamento’, deflagrada pelo Ministério Público estadual em dezembro de 2021.

O Gaeco constatou que, além de atuar para facilitar e viabilizar o pagamento de taxas de impacto ambiental em menor porcentagem, o grupo criminoso teria promovido diversas fraudes em serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), a exemplo de compra e venda de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), fraude no emplacamento de veículos, transferências ilegais de documentos de trânsito e regularização ilegal de multas administrativas. Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS