Eunápolis é a primeira cidade da região a montar ala para pacientes de coronavírus
Além dos dez leitos de UTI, o município está preparando uma ala anexa com cinco leitos de estabilização de pacientes, com respiradores.

Ascom – Prefeitura de Eunápolis - 07/04/2020 - 09:51
Link

Realizando diversas ações preventivas para enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Eunápolis está concluindo uma ala de atendimento para pacientes com coronavírus (Covid-19). Além dos dez leitos de UTI, o município está preparando uma ala anexa com cinco leitos de estabilização de pacientes, com respiradores.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jairo Junior, a montagem da ala seguiu os critérios da ANVISA e duas antessalas de preparação foram montadas, além de um espaço de descanso para os profissionais de saúde, que precisarão ficar todo o plantão nesta ala, sem contato com os ambientes externos do Hospital. Para lidar com todos os protocolos de preparação, as equipes foram treinadas quanto a maneira correta do uso e retirada dos equipamentos de proteção individual. Para evitar o contágio na triagem, o Hospital foi dividido em duas recepções, sendo uma delas destinada exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

Eunápolis é a primeira cidade da região a montar ala para pacientes de coronavírus. (Foto: Divulgação)

Além das ações no Hospital Regional, cinco Unidades Básicas de Saúde tiveram seu horário estendido para as 19h neste período da pandemia (Pequi, Dinah Borges, Santa Lúcia, Centauro e Centro), já que as UBS's são a porta de entrada dos serviços de saúde pública. No SAMU, uma unidade foi separada exclusivamente para pacientes com suspeita de infecção por covid-19, com três profissionais preparados para o atendimento, além de ventilador portátil e um monitor multiparamétrico.  

"Quero esclarecer que esta é uma iniciativa preventiva da nossa gestão, já que a referência para tratamento da doença é do Governo do Estado da Bahia, que nos informou que os nossos pacientes deverão ser transferidos para os Hospitais de Campanha. Até o momento não temos nenhum caso confirmado de coronavírus no município, e as ações de prevenção para o enfrentamento da pandemia seguem aceleradas. Peço a população que saia de casa apenas quando necessário, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento e a higienização necessária", disse o prefeito Robério Oliveira.    

MAIS NOTÍCIAS